quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Romanos 1:21

Romanos 1:21 - Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.
PORTANTO, TENDO CONHECIDO A DEUS. Os seres humanos, pouco ou muito, de alguma forma tem conhecimento sobre o Deus Criador e Revelador. O próprio Deus desde o princípio tem se dado a conhecer. Isso porque de alguma maneira Ele vem ter contato com o ser humano. A Escritura diz que o Espírito de Deus vem testificar com o espírito do homem ensinando-lhe coisas importantes sobre o reino de Deus e sua vontade. O próprio esplendor de toda a criação lança luzes reveladoras de que isso tudo não veio a existir por si mesma, mas que existe um planejador e executor no imenso programa de criação do universo e do cosmo. E Deus fez um homem a sua imagem e semelhança, isto também testifica de que no ser humano há uma conexão com a presença de Deus. Acima de tudo o Messias de Deus é o Emanuel, isto é Deus conosco. Deus se revelou em Cristo Jesus.

NÃO O GLORIFICARAM COMO DEUS. Mesmo tendo o conhecimento da existência do Deus Todo-poderoso e conhecendo a sua vontade, não o glorificaram como Deus. Não reconheceram a sua grandeza nem a Ele deram a devida glória que Ele merece. Desde o primeiro momento em que o Senhor fez o homem sobre a face da terra que os seres humanos procuram se deslocar em outra direção e não em busca do Deus Criador. Hora, se o Senhor foi quem criou todas as coisas, Ele tem o direito de exercer sua soberana vontade sobre toda a sua criação. Deus criou o homem e a mulher e lhes deu no princípio apenas um mandamento. E o homem com sua mulher não foram capazes de obedecer apenas a uma regra simples. Caíram, e com isso veio à rebelião e a apostasia humana.

NEM LHE DERAM GRAÇAS. Tudo que Deus criou e que os seres humanos podem ter acesso é justamente para que os homens sejam beneficiados com todas as beneficências do Criador. No jardim do Éden, por exemplo, não faltava nada para Adão e Eva, a benção de Deus estava sobre eles. Todavia, em um ato de ingratidão desobedeceram a vontade de Deus. E assim tem sido em toda a extensão da história dos seres humanos. O Senhor derrama continuamente os seus benefícios á todos, e tem como resposta a ingratidão dos filhos dos homens. Porque em vez de reconhecerem de que tudo provêm de Deus, agem ao contrário, atribuindo a outras fontes as bênçãos recebidas todos os dias e momentos.

ANTES EM SEUS DISCURSOS SE DESVANECERAM. Na verdade ao longo da história da humanidade aos poucos o foco foi desviado e os homens em atos sucessivos de rebelião foram desvirtuando o discurso em atribuir aos falsos benfeitores os benefícios recebidos da parte do Criador. Com isso a raça humana foi perdendo o contato com Deus em dar lugar à alienação. Foram aos poucos dando as costas para o Criador, movidos pela rebelião. Por isso que o evangelho diz que todos pecaram contra o seu Criador.

E O SEU CORAÇÃO INSENSATO SE OBSCURECEU. As luzes acesas no coração dos seres humanos a respeito do conhecimento de Deus foram se apagando para dar lugar às trevas densas da incredulidade. A dura realidade é que a grande maioria anda nas densas trevas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...