sábado, 18 de agosto de 2018

Romanos 1:24

Romanos 1:24 - Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si.
POR ISSO TAMBÉM DEUS OS ENTREGOU. O apóstolo Paulo chega neste ponto a declarações fortes sobre a vida profana a que são permitidos viverem os pagãos. Trata das questões morais e da perca de milites por aqueles que vivem para si mesmo, sem dar satisfação nem a Deus, o Criador, nem aos limites impostos pelos bons costumes e tradições da sociedade. Quando o ser humano perde o temor de Deus e transgride as fibras morais da sociedade, ele é capaz de praticar qualquer coisa. Ninguém pode viver sem limites, senão a sociedade vira um caos total, sem respeito a Deus e ao próximo.

ÀS CONCUPISCÊNCIAS. Esta palavra significa literalmente desejos obscenos, anelos carnais e anseios sexuais pervertidos. É obvio que o escritor deste texto esta usando este vocábulo para expressar uma disposição mental dos incrédulos em se submergirem de corpo e alma aos prazeres sexuais mais vis de que se possa imaginar. Como também as más intenções meramente carnais em busca da degradação moral e ética. E por incrível que pareça tais impurezas sexuais e carnais eram praticados em rituais religiosos dos cultos pagãs, com prostitutas sexuais a serviço das religiões.

DE SEUS CORAÇÕES. Todos estes sentimentos impuros da sagacidade sexual vêm da sede das emoções, chamado coração sujo dos ímpios que não seguem o temor de Deus e que tem prazer em quebras todos os limites morais impostos pela sociedade. O sexo é uma coisa maravilhosa quando segue os padrões normais e os mandamentos de Deus, naquilo que é permitido. Doutra sorte, é a quebra dos padrões para o qual foi feito. Um coração tendencioso as impurezas sexuais é considerado sujo pela Escritura.

À IMUNDÍCIA. As concupiscências carnais por si só já leva o indivíduo as práticas imundas na sexualidade. Geralmente o ser humano natural nunca se pergunta para que foi criado o ato sexual nem como deve ser praticado de forma a atender as expectativas para o qual servem. Quem segue a forma correta na troca deste sentimento sabe que uma relação sexual saudável produz bem estar e pureza e não peso na consciência nem sensação de culpa. Quando há um ato sexual fora dos padrões normais estabelecidos por Deus e pela fibra moral da sociedade e o indivíduo acha que está tudo bem, é porque sua consciência está morta para o que é moral, ético e legal. Isso é considerado pelas Escrituras como abuso do livre arbítrio.

PARA DESONRAREM. Tudo que foi criado na natureza segue o seu curso normal em cumprir as leis que lhe fora imposta quando do ato da criação. O nosso corpo foi criado com finalidades bem definidas e cada órgão com funções a desempenhar dentro do conjunto orgânico bem equilibrado. É a isso que chamamos de corpo humano.

SEUS CORPOS ENTRE SI. Quando os desejos impuros regem na inversão funcional de um, ou mais órgão do nosso organismo, buscando satisfazer os apetites desordenados da carnalidade, a isso é que o autor deste texto classifica de “desonra do corpo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...