sábado, 11 de agosto de 2018

Romanos 1:15

Romanos 1:15 - E assim, quanto está em mim, estou pronto para também vos anunciar o evangelho, a vós que estais em Roma.
E ASSIM. Esta inicialização feita pelo apóstolo dar continuidade ao assunto abordado por ele anteriormente. Ele queria dizer: Meus irmãos de Roma, eu tenho um desejo imenso de vos visitar, já fiz muitos planejamento neste sentido, mas até o momento não foi possível. Quero que vocês saibam de que assim como tenho pregado o evangelho na Galácia, na Macedônia, na Grécia e na Ásia menor, na Palestina de um modo geral, estou disposto a também pregar para vocês de Roma. Porque sou devedor neste ministério, tanto a Gregos quanto a Bárbaro, assim como a sábios como também a ignorantes. Paulo esperava pregar a palavra de Deus também em Roma.

QUANTO ESTÁ EM MIM. O que Paulo quis escrever com isto é que se dependesse dele não tinha mais como se demorar a ir ter com a igreja de Cristo que estava em Roma. Nos textos anteriores ele já vinha demonstrando de forma veemente o seu desejo profundo de chegar àquela querida igreja, da qual já havia ouvido falar tanto. A sua predisposição era realmente arrumar as malas e viajar para Roma imediatamente. Todavia, até o momento tinha sido impedido. Ao que tudo indica as dificuldades financeiras eram os motivos deste tal impedimento. Apesar de ser chamado de apóstolo ele não recebeu o devido apoio financeiro do ministério apostólico para fazer suas viagens missionárias. Havia muita vontade, porem, não tinha condições.

ESTOU PRONTO. Paulo como um homem de Deus, agora revela aos seus leitores de que estava pronto em todos os aspectos para fazer a tão sonhada viagem a capital do império romano. O seu coração estava tomado da mais firme convicção de que já contava com a aprovação de Deus para fazer tal empreendimento missionário. Não tinha condições financeiras, porque ele vivia do seu trabalho em construir tendas, mais pela fé sabia que Deus ia criar os meios para que isso acontecesse. O que de fato se tornou realidade, foi preso e como tal, foi para Roma por conta do Estado romano.

PARA VOS ANUNCIAR. Eis aqui o ponto forte do ministério do apóstolo Paulo, que era anunciar a palavra de Deus. Utilizando a sabedoria secular que adquiriu na sua vida, antes de se converter ao cristianismo, agora, como servos de Cristo tinha uma habilidade extraordinária em expor as suas ideais cristãs a respeito do messias de Deus. Tinha uma oratória invejável na forma de transmitir as boas novas de Cristo.

O EVANGELHO. Paulo tinha se tornado por natureza um propagador do evangelho. Alias o evangelho é o tema principal desta sua epístola aos Romanos. Uma das temáticas mais destacadas de Paulo era convencer pelas escrituras tanto os Judeus como os gringos de que Jesus de Nazaré, o mesmo que foi crucificado no alto do gólgota era o Messias de Deus. E que tudo o que Jesus ensinou fazia parte da nova aliança de Deus com a humanidade. O que de fato é a essência do evangelho.

A VÓS QUE ESTAIS EM ROMA. O mesmo evangelho, as mesmas boas novas e tudo que há anos ele vinha anunciando em suas viagens missionárias. Era a mesma mensagem que ele pretendia anunciar também aos irmãos que estavam na cidade de Roma. E quando lá chegou se reuniu com os Judeus e com a igreja para falar de Cristo Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...