terça-feira, 14 de agosto de 2018

Romanos 1:18

Romanos 1:18 - Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que suprime a verdade em injustiça.
PORQUE DO CÉU SE MANIFESTA. Quando a bíblia se refere aos céus atmosféricos ou a este céu visível, de estrelas, sol, lua, nuvens, astros, cometas, satélites e etc. Geralmente a palavra vem no plural. E também é comum vir no plural quando se refere aos céus dos seres celestiais ou ao paraíso. Mas quando a palavra esta escrita no singular é porque se refere ao céu dos céus, a morada mesmo do Deus Todo-poderoso, Criador de todas as coisas. É de fato da habitação de Deus que se manifestam as suas ações positivas, ou punitivas como é o caso em foco. Deus é o Rei universal e tem o seu trono no mais alto céu de onde emanam todas as manifestações de comando do seu domínio. E de forma organizada planeja Ele executa seus projetos.

A IRA DE DEUS. Quando pensamos neste tema, cada um de nós têm os seus próprios conceitos sobre o que vem a ser a “ira de Deus”. Para sermos mais honestos na análise deste tema controvertido, precisamos por em teste a realidade história do comportamento geral de Deus para com a humanidade e não focalizando pontos específicos das citações bíblicas. Na visão total podemos conjecturar de que esta ira de Deus se manifesta em termos de justiça imparcial e não em punição odiosa, como é o caso da ira dos seres humanos. Caso contrário, nem terra existiria mais, muito menos seres humanos. A ira de Deus é na prática a justiça divina em ação como ela deve ser.

SOBRE TODA A IMPIEDADE. As escrituras dividem a raça humana em dois grupos distintos no que diz respeito ao relacionamento com Deus. Do lado positivo estão todos aqueles que vivem com Deus e para Deus. Estes são os que pela fé se reconciliaram com o seu Criador, sendo justificados por Cristo Jesus. Do lado negativo estão todos aqueles que se mantem afastados do seu Criador, sendo dominados pela síndrome da rebelião cósmica e universal. Aos que são justificados por Cristo a Escritura os classificam de justos e aos alienados e não alcançados pela graça da nova aliança são chamados de ímpios, de onde surgem todas as obras de impiedade.

E INJUSTIÇA DOS HOMENS. Essa ira de Deus sobre toda impiedade dos homens e suas injustiças vem em forma de reparação e correção. Deus está atento sobre todos os seres humanos (ainda que o homem não tenha a percepção sobre isto), no tocante ao seu comportamento para consigo mesmo, para com o seu Criador e para com o seu próximo. Quando há por parte do ser humano uma injustiça ou impiedade, Deus entre em ação para disciplinar o mal feito e compensar positivamente o injustiçado e o prejudicado. Isto ocorre porque o homem é incapaz de ser justo em tudo o que faz.

QUE SUPRIME A VERDADE EM INJUSTIÇA. Esta verdade a que se refere o texto, diz respeito à realidade e a justiça que deveria ser pratica pelos homens. O ser humano por ser falho por natureza, para atender aos seus interesses pessoas, termina por ser injusto para com Deus e em seu relacionamento com o seu próximo suprime a verdade para levar vantagens. A fim de que haja equilíbrio e o caos não seja estabelecido, Deus põe ordem nas coisas, corrigindo quem está errado e compensando o dano a quem foi injustiçado. A ira de Deus não é destruidora como a ira humana, ela é benéfica em corrigir as distorções e as injustiças dos homens. A verdadeira justiça vem do céu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...