sexta-feira, 3 de agosto de 2018

Romanos 1:9

Romanos 1:9 - Porque Deus, a quem sirvo em meu espírito, no evangelho de seu Filho, me é testemunha de como incessantemente faço menção de vós.
PORQUE DEUS. O apóstolo Paulo toma o Deus Criador como testemunha do grande amor que ele tinha pelos cristãos de Roma. Este Deus a quem se refere o escritor diz respeito ao ser Supremo, que pode todas as coisas. É o Deus Onipotente, para quem nada é impossível. É o Deus Onisciente, que conhece todas as coisas e que é a sabedoria em essência. É o Deus Onipresente, que estar em todos os lugares ao mesmo tempo. É o bom Pastor que supre todas as nossas necessidades (Salmos 23:1). É o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo (João 3:16). Como também é o nosso Pai.

A QUEM SIRVO EM MEU ESPÍRITO. Servir a Deus em espírito é o servir com todos os nossos sentimentos e vontades. Isto porque quem realmente faz parte do reino de Deus não tem vontade própria, pois o seu prazer maior é buscar agradar ao Deus da luz. Quem serve a Deus no espírito diz o que Paulo afirmou em Gálatas 2:20 - Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. Servir a Deus no espírito é renunciar a se mesmo Mateus 16:24 - Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me. O nosso espírito é de Deus e vem Dele.

NO EVANGELHO. Evangelho são boas novas. O evangelho de Cristo são as boas novas trazidas pelo Cristo de Deus. O evangelho da nova aliança é tudo que diz respeito ao novo pacto de Deus com os homens mediante a missão realizada com sucesso absoluto pelo Messias, enviado e ungido de Deus Pai. O evangelho no Novo Testamento são os mandamentos de Cristo para sua igreja. O evangelho da graça diz respeito aos benefícios proporcionados pela obra de redenção realizada por Cristo.

DE SEU FILHO. O evangelho do Filho de Deus são as boas novas trazidas pelo Messias de Deus. Desde as profecias proferidas no Antigo Testamente, e anunciadas na lei de Moisés, nos Salmos e nos profetas. E tudo o mais que diz respeito ao conteúdo do próprio Novo Testamento, no que diz respeito a tudo o que nele está escrito sobre o Cristo de Deus Pai. O evangelho do Filho de Deus é tudo que diz respeito à nova aliança de Deus com os homens, mediante a obra perfeita de Jesus na terra.

ME É TESTEMUNHA. O Deus a quem sirvo em meu espírito me é testemunha. O apóstolo invoca como sua testemunha o Deus que tudo ver e o mesmo que tudo conhece. Com isto ele desejava transmitir segurança aos seus leitores de que o que estava dizendo era a mais pura realidade, porque o próprio Deus dava testemunho.

DE COMO INCESSANTEMENTE FAÇO MENÇÃO DE VÓS. Certamente Paulo orava permanentemente pelos Cristãos de Roma. Além dos mais, onde pregava o evangelho, fazia menção do testemunho de fé que os seus irmãos da igreja que estava na cidade de Roma tinham. A igreja cristã em Roma era uma comunidade sofrida pelas perseguições do império. Mas que mesmo sofrendo por Cristo não negavam a fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...