quinta-feira, 31 de março de 2016

1 João 2:3-4

1 João 2:3-4 - E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está á verdade.
E NISTO SABEMOS. Não é difícil para alguém tentar enganar as pessoas de que é alguém que tem a Deus em seu coração, até porque, o ser humano julga o seu próximo pela aparência, desta forma, basta que alguém procure se passar por uma pessoa religiosa, que os outros vão pensar que tal pessoa tem a Deus em sua vida. Porem, a Deus, ninguém consegue enganar, porque ele conhece o mais íntimo do ser humano e sonda as intenções e pensamentos que se passam na alma de cada um.

QUE O CONHECEMOS. Na verdade, o que Deus mais quer é que todos os seres humanos o conheçam, assim como ele é de fato e na realidade, é tanto que o Criador se dar a conhecer pelos seus feitos maravilhosos em prol dos homens, por meio de sua criação, por meio de Cristo Jesus e por meio de sua palavra. Todavia, o impasse está na mente dos homens que, se tornaram mais materialistas do que espirituais, e com isso, seu entendimento ficou obstruído pelo pecado para não entender a Deus.

SE GUARDAMOS OS SEUS MANDAMENTOS. Dizer alguém que ama a Deus ou que tem a Deus ou ainda que segue a Deus, isso não quer dizer que seja verdade. O simples fato de alguém fazer parte de uma denominação religiosa, isso também não é garantia de que tal pessoa viva para Deus e com Deus, porque o conhece. A prova inequívoca de que alguém faz a vontade de Deus é justamente quando tal pessoa guarda os seus mandamentos, contidos no evangelho das boas novas de Cristo Jesus.

AQUELE QUE DIZ: EU CONHEÇO-O. Simplesmente palavras, não é o suficiente como prova substancial de que alguém realiza a vontade de Deus. Alguém pode até ser um pregador, ensinador de doutrinas ou poliglota dos conhecimentos bíblicos, mas o mais importante é por em prática a palavra que fala, como prova de que conhece a Deus. O apóstolo tenta explicar ao seus leitores que, a obediência aos mandamentos de Deus é mais válida do que ter simplesmente a aparência de religiosidade artificial.

E NÃO GUARDA OS SEUS MANDAMENTOS. Os ateus vivem cheios de orgulho, e para eles é como se Deus não existisse, e com isso buscam se esquivarem de suas responsabilidades de prestarem contas diante do Criador pelos seus atos. Os incrédulos do mesmo modo, só vivem para as coisas matérias e para a soberba da vida. Todos os ímpios são dominados pelas forças das trevas para praticarem o mau.

É MENTIROSO. Certamente, o apóstolo tem seus pensamentos direcionados também para aqueles que vivem o engano religioso, porque estes vestem a capa da hipocrisia religiosa, tentando enganar o seu próximo, mas só faz enganar a si mesmo, uma vez que não conseguem enganar a Deus. Se alguém quer de verdade mostrar que conhece a Deus, assim deve fazer, buscando com total empenho guardar a sua palavra.

E NELE NÃO ESTÁ Á VERDADE. A verdade neste caso é uma vida digna na presença de Deus, amando ao Senhor acima de qualquer coisa, bem como ao seu próximo como a si mesmo, porque isto tudo é guardar a lei de Cristo, que é o evangelho da verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...