terça-feira, 4 de outubro de 2016

1 Timóteo 1:1

1 Timóteo 1:1 - Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, segundo o mandado de Deus, nosso Salvador, e do Senhor Jesus Cristo, esperança nossa.
PAULO. O nome original do Apóstolo Paulo era Saulo; no judaico Saulo, em hebreu Shaul (Saul) e no grego Saulus. O Apóstolo Paulo nasceu entre os anos 5 e 10 d.C. na cidade de Tarso da Cilícia, por isso era e é chamado Paulo ou Saulo de Tarso. Atos 9:11 - E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e vai à rua chamada Direita, e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando. Ele era da tribo de Benjamim e foi criado de conformidade com as tradições judaicas. Foi considerado como apóstolo de Jesus Cristo, reconhecido pela igreja de todos os tempos e pela tradição cristã. Um dos maiores missionários da igreja primitiva e fundador de comunidades cristãs no mundo gentílico. Um grande escritor cristão.

APÓSTOLO DE JESUS CRISTO. Dada a importância do ministério de Paulo em explorar novos campos missionários e expandir a igreja além da palestina, foi reconhecido de forma justa como sendo um apóstolo de Jesus Cristo. Assim como os doze primeiros apóstolos foram chamados pelo próprio Cristo, assim também aconteceu com o apóstolo Paulo, que teve um encontro com Cristo. Se não foi reconhecido pelo grupo apostólico como fazendo parte do mesmo ministério, por Cristo sim, e pela igreja também. Não há como negar a importância do apóstolo Paulo nos começos da igreja primitiva, e o testemunho das tradições cristãs contam em favor do seu apostolado.
SEGUNDO O MANDADO DE DEUS. Esta frase significa a mesma coisa que: Segundo a vontade de Deus. Se não foi da vontade do grupo apostólico nomear Paulo como apóstolo de Cristo, no entanto, foi da vontade de Deus que ele fosse classificado e confirmado pela história do cristianismo como apóstolo do Cristo de Deus. Foi o Senhor quem o chamou e o capacitou para cumprir uma missão tão importante ou mais importante quanto aos demais apóstolos. O chamado de Paulo como apóstolo de Cristo não dependia de nenhuma organização religiosa porque foi direta de Deus e de Cristo em sua vida. Foi da vontade do Senhor chama-lo como apóstolo dos gentios.

NOSSO SALVADOR. Normalmente é o Senhor Jesus Cristo que é chamado pela mensagem do evangelho de “Salvador”, e não o Deus Pai. No Novo Testamento encontramos por vinte e quatro vezes esta mesma palavra, “Salvador”, sendo que dezesseis são dirigidas a Cristo e oito a Deus, o Pai. No Velho Testamento essa palavra é atribuída diretamente ao Deus de Israel, como o Deus que dar livramento aos seus servos. Todavia, na mensagem do evangelho essa palavra fala de Deus como Salvador por meio do seu Cristo, mediante a missão do Messias. Seja como for, tanto Deus como Cristo é quem salva realmente o pecador dos seus pecados e da condenação.

E DO SENHOR JESUS CRISTO, ESPERANÇA NOSSA. Mais uma vez Paulo coloca o nome completo do Filho de Deus: “Senhor Jesus Cristo”. O Senhorio de Cristo é visto em toda a extensão do Novo Testamento. Jesus é o nome próprio do Filho de Deus. Cristo é o adjetivo que fala de Jesus como ungido e enviado de Deus Pai. Cristo como nossa esperança, nos fala de Jesus, como aquele que nos salva da perdição. Como Salvador ele veio para nos proporcionar vida eterna, vida plena, vida feliz, vida abundante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...