quarta-feira, 6 de março de 2019

Romanos 5:20

Romanos 5:20 - Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça.
VEIO, POREM. Nos versículos anteriores, o escritor vinha falando a respeito do reinado da morte, como consequências do pecado sobre a vida dos seres humanos, esse período em que culminou com a destruição quase total dos filhos dos homens por meio do dilúvio. O novo recomeço por meio de Noé e sua família também não mudou nada no que diz respeito ao reinado da morte sobre a vida dos homens. Foi necessário que Deus viesse a intervir, pelo menos por meio de uma nação, Israel.

A LEI. A amizade de Deus com o patriarca Abraão foi uma preparação para que mais tarde, o Criador de todas as coisas fizesse a proclamação de um novo tempo, por meio da nação eleita. A legislação de Moisés não resolveu o problema do mundo, mas por um curto período serviu de guiar para os filhos de Israel. O que não durou muito tempo, até que os descendentes de Abraão demostrassem o sentimento de rebelião.

PARA QUE A OFENSA. Naquele primeiro período, de Adão ate a lei de Moisés, não havia um código moral e ético por escrito para que os filhos dos homens viessem a guardar ou transgredir, porque o que prevalecia era a lei da consciência, em que o homem sabia o que era o bem e o mal. Mas com a chegada da legislação de Moisés, Deus se deu a revelar aos moradores da terra, principalmente aos filhos de Israel.

ABUNDASSE. A lei, para aquela época, era o melhor de Deus para o seu povo, porque como guia a lei revelava a vontade do Criador para suas criaturas. No entanto, esta mesma lei de Moisés passou, com o decorrer do tempo, a ser impraticável pelos seus seguidores. De forma que, as regras rígidas da legislação de Moisés serviram para mostrar quanto rebelde os seres humanos se encontravam, naquele momento da história da humanidade. Israel como nação fracassou totalmente para com a lei.

MAS, ONDE O PECADO. No tempo da lei, o pecado era praticado, quando os filhos de Israel não se esforçavam para guardar os mandamentos e estatutos da legislação de Moisés. O pecado de Israel se agravou de tal maneira, que conforme a história dos hebreus sobreveio sobre aquela nação os cativeiros assírio e babilônico. E quando o Messias de Deus veio ao mundo o povo de Deus estava sob o domínio romano.

ABUNDOU. Desobediência total e absoluta dos judeus aos decretos do Deus de Abraão era o que prevalecia, porque o sentimento de rebelião dominava aqueles que devia guardar a lei de Moisés. O pecado dos hebreus se multiplicou sobre aquela nação ao ponto de causar vômito e enjoou no Senhor, em uma linguagem metafórica. O Criador não suportava mais tanta apostasia daqueles que deviam ser obedientes.

SUPERABUNDOU A GRAÇA. Algo tinha que ser feito, porque na condição em que o mundo se encontrava o caos geral e a destruição era o que restava para o planeta terra. Todavia, o Criador por misericórdia e amor decide derramar a graça, que é um favor não merecido. Deus pergunta: quem há de ir por nós? Cristo, o Filho de Deus responde: Eis-me aqui, envia-me a mim. Cristo Jesus veio a terra como sendo o Messias prometido para resgatar os filhos dos homens do mundo perdido no caos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...