segunda-feira, 11 de março de 2019

Romanos 6:9

Romanos 6:9 - Sabendo que, tendo sido Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte não mais tem domínio sobre ele.
SABENDO QUE, TENDO SIDO CRISTO. Era do conhecimento de todos que Jesus Cristo havia ressuscitado de entre os mortos, até porque esta notícia, ou seja, este grande milagre se espanhol por todo o mundo antigo daquela época. Com esta declaração de que Cristo ressuscitou, Paulo estava combatendo uma doutrina falsa dos gnósticos que afirmavam de que o “Cristo” não havia morrido juntamente com Jesus de Nazaré na cruz do Calvário. Paulo defende que Jesus Cristo morreu e ressuscitou também.

RESSUSCITADO. A ressurreição dos mortos, que desde o tempo do Velho Testamento já era uma realidade, ficou ainda mais comprovada com o ministério poderoso do Senhor Jesus em Israel. Porem, a grande vitória do reino de Deus sobre a morte foi justamente o fato inédito de ter sido Cristo ressuscitado de entre os mortos. Os apóstolos, muitos outros, inclusive mais de quinhentos irmãos e Paulo falavam disto.

DENTRE OS MORTOS. A morte de Cristo foi testemunhada por todos que presenciaram aquele fato terrível das autoridades eclesiásticas e políticas dos judeus, bem como o seu sepultamento dentre os mortos. Jesus Cristo tendo sido morto e morte de cruz, ficou dentre os mortos por três dias, conforme ele própria havia falado, mas que foi glorificado e exaltado pelo Criador de todas as coisas com a sua ressurreição dentre os mortos. Era só o começo da exaltação de Jesus de Nazaré.

JÁ NÃO MORRE. Na realidade, aqueles que ressuscitaram dentre os mortos, conforme está registrado no Velho e no Novo Testamento tornaram a morrer novamente. Mas no caso de Cristo Jesus foi absolutamente diferente, porque ele venceu definitivamente para si mesmo a morte. Não haverá mais uma segunda morte para o Cristo de Deus, até porque ele é a ressurreição e a vida eternamente e para sempre.

A MORTE. Desde o primeiro homem sobre a face da terra, que a morte passou a reinar sobre a vida dos filhos dos homens. Antes da manifestação deste tão grande inimigo dos seres humanos, Deus já havia avisado ao primeiro casal que, se eles desobedecessem ao governo de Deus, teriam como consequência a morte. Portanto, a morte passou a reinar e dominar sobre a vida dos filhos dos homens pelo pecado.

NÃO TEM DOMÍNIO. Se a morte reinava e dominava sobre os filhos dos homens por causa do pecado da humanidade, com Cristo foi diferente, porque Cristo não errou, não pecou nem se achou engano sobre os seus lábios. Na verdade, Cristo provou a morte física, não porque a morte tivesse poder sobre ele, mas foi por causa dos nossos pecados, e isso já fazia parte do plano de redenção pela expiação de Cristo.

SOBRE ELE. Aqueles que estão separados de Cristo pela incredulidade no seu nome, continuam na mesma situação de antes, sendo dominados pela morte física, e principalmente pela morte espiritual. Mas os que vivem para Cristo e com Cristo, também vencerão a morte no dia do arrebatamento, do mesmo jeito que Cristo já venceu quando ressuscitou de entre os mortos. Por fim, o evangelho declara que no tempo de Deus o último inimigo, a morte, será vencido por Cristo Jesus nosso Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...