terça-feira, 12 de março de 2019

Romanos 6:12

Romanos 6:12 - Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências.
NÃO REINE. Para Paulo, se os seus leitores se deixassem dominar pela prática deliberada do pecado, seria de fato um retrocesso ao tempo em que os filhos dos homens viviam no tempo da ignorância, depois que houve a queda de Adão. O evangelho fala de escravidão do pecado sobre os seres humanos, que não vivem libertos por Cristo Jesus, o que representa uma realidade. Quem de fato foi alcançado pela redenção de Cristo, pode até falhar, mas não tem prazer no pecado.

PORTANTO. A nova dispensação da graça de Deus para a humanidade se traduz por um tempo de resgate da dignidade dos filhos dos homens diante de Deus, em que o homem de forma individual tem a possibilidade de se redimir dos seus pecados, falhas e transgressões, crendo verdadeiramente no nome de Cristo e em sua obra perfeita de redenção. Quem vive para Cristo tem o poder da resistência ao pecado.

O PECADO. Numa linguagem bem clara, o pecado significa a transgressão de um ou mais mandamento de Deus para o homem. Assim como o crime é a transgressão das leis dos homens, do mesmo modo, o pecado quer dizer, a desobediência do homem a vontade de Deus. Não permitir que o pecado reine sobre a vida do homem é resistir àquilo que aparentemente traz prazer para a carne, mas que dessagrada a Deus.

EM VOSSO CORPO. O nosso corpo deve ser um veículo da justiça de Deus, quando fazemos de tudo que estiver ao nosso alcance para que ele seja de fato templo do Espírito Santo. Porem, o nosso corpo pode ser um depósito de iniquidade, se usarmos ele para a prática deliberada do pecado. Precisamos com todo esforço possível renunciar aos prazeres carnais, porque o apetite do nosso corpo trabalha contra o Espírito de Deus, a fim de não fazermos a vontade do Criador de todas as coisas.

MORTAL. Como todos os filhos dos homens estão sujeitos às falhas desta dimensão da vida, com isso, a morte física se torna inevitável. A alma e o espírito que habita no homem são imortais, mas o corpo físico ou orgânico ainda está sujeito a perecer, que por fim culmina com a morte. Somente aqueles que estiverem vivos na vinda de Cristo é que não provarão a morte física, pois seus corpos serão transformados.

PARA LHE OBEDECER. O evangelho revela que o homem natural tem a inclinação vital para os desejos da carne, porque não se submete as influências positivas do Espírito Santo de Deus. Mas naqueles que nasceram de novo pelo poder regenerador do Espírito de Deus, não mais reside em si mesmo o domínio do pecado, e com isso, os remidos de Cristo tem a capacidade de resistência aos desejos mais comuns da carne.

EM SUAS CONCUPISCÊNCIAS. As concupiscências da carne são os desejos impuros que os filhos dos homens têm, principalmente, no tocante as práticas dos pecados da sexualidade ilícita. Como o homem natural pensa que sua existência se resume apenas a esta dimensão da vida, por isso que ele se deixa dominar completamente pelas concupiscências carnais. Todavia, para os escolhidos de Cristo, as coisas não são assim, até porque os salvos preservam seus corpos como veículos da imortalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...