sexta-feira, 29 de março de 2019

Romanos 6:19

Romanos 6:19 - Falo como homem, pela fraqueza da vossa carne; pois que, assim como apresentastes os vossos membros para servirem à imundícia, e à maldade para maldade, assim apresentai agora os vossos membros para servirem à justiça para santificação.
FALO COMO HOMEM, PELA FRAQUEZA DA VOSSA CARNE. Há quem diga que Paulo estava como que nervoso ao tratar deste assunto com seus leitores, ao afirmar, falo como homem. Certamente o escritor tinha conhecimento do que estava acontecendo na igreja cristã de Roma, em que os irmãos ainda estavam dando lugar as obras da carne, e não aos frutos do Espírito Santo, porque ainda eram carnais.

POIS QUE, ASSIM COMO APRESENTANTES VOSSOS MEMBROS. Não há dúvida que o autor fala dos seus leitores de quando eles ainda se comportavam como pessoas naturais, porque é assim que acontece com todos aqueles que vivem somente para esta dimensão da vida. O ser humano que ainda não é nascido de novo, entrega seu corpo totalmente para a prática de pecados graves contra si mesmo e com Deus.

PARA SERVIREM À IMUNDÍCIA. Esta expressão usada pelo apóstolo nos fala a respeito de todas as formas de pecados sexuais, o que na capital do império romano era permitido como coisa normal. Em termos sociais, não havia nenhuma lei que proibisse o adultério, que até certo ponto era bem aceito pela sociedade. Do mesmo modo, a prevaricação e a fornicação eram coisas elogiáveis, bem como o homossexualismo.

E A MALDADE PARA A MALDADE. Além dos pecados sexuais desenfreados, em Roma não se tinha limites para a prática da maldade de uns para com os outros. Fala-se que as autoridades romanas tinham o poder sobre a vida e sobre a morte de quem fazia parte do domínio romano, principalmente daqueles que pertenciam às classes sociais mais pobres. A história comprova isto, com fatos de crueldades praticadas por eles.

ASSIM APRESENTAI AGORA. Os leitores de Paulo ao se converterem ao cristianismo, não perdiam suas cidadanias romanas, nem deixavam de ser cidadãos da capital do império mais poderoso daquela época. Mas, quem quisesse fazer parte da igreja de Cristo tinha que mudar de vida, isso porque não se admitia nas fileiras do cristianismo casos recorrentes de prostituição, nem muito menos pessoas perversas.

OS VOSSOS MEMBROS PARA SERVIREM A JUSTIÇA. Com estas palavras, o apóstolo dos gentios estava explicando para os irmãos da igreja de Cristo na cidade de Roma que, eles não poderiam continuar como na vida velha. Até porque, que se converte ao verdadeiro cristianismo tem a obrigação de dar um bom testemunho de alguém que é discípulo de Cristo e que segue fielmente os seus passos e exemplo de vida.

PARA A SANTIFICAÇÃO. Esta santificação nos fala a respeito da separação das coisas comuns desta vida, ou seja, do mundanismo. E ao mesmo tempo, a santificação de vida também requer renuncia dos próprios desejos e vontades pessoas para se dedicar completamente as coisas de Deus. Por isso que Cristo ensinou: Buscai em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça. Portanto, a vida cristã autêntica requer do discípulo de Cristo uma verdadeira santificação, sem a qual ninguém verá a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...