terça-feira, 12 de março de 2019

Romanos 6:13

Romanos 6:13 - Nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniquidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça.
NEM TAMPOUCO APRESENTEIS OS VOSSOS MEMBROS AO PECADO. No versículo anterior o escritor fala sobre o nosso corpo, que deve ser preservado da prática deliberada do pecado, que gera a morte. Já neste versículo, Paulo trata dos membros do nosso corpo, que devem ser preservados da iniquidade, porque todo pecado, seja ele grave ou de menor potencialidade traz consigo determinadas consequências, sem negar que cada membro do nosso corpo deve ser usado para glória do nome de Cristo.

POR INSTRUMENTO DE INIQUIDADE. Podemos tomar como exemplo alguns dos membros do nosso corpo que deve ser usado para o bem e para o que é correto e não para o que é errado. Nossas mãos devem ser utilizadas na prática de boas obras para o bem do nosso próximo. Não devemos usar nossos olhos para olhar para o que não se deve, nem os nossos ouvidos para ouvir coisas imorais. Todo cuidado é pouco.

MAS APRESENTAI-VOS A DEUS. Esse é um dos melhores conselhos que Paulo estava passando para seus leitores, no sentido de incentivar a igreja de Cristo a viver com exclusividade em busca do reino de Deus e das coisas que são de cima. Cristo abriu-nos o caminho do trono da graça, pelo qual temos acesso direto ao Deus de amor bondade e misericórdia. Desta forma, podemos chegar como remidos na presença do Pai.

COMO VIVOS. Não porque tenhamos vida em nós mesmos, mas porque Deus ressuscitou a Cristo dentre os mortos, e como estávamos representados na morte de Cristo, também ressuscitamos com ele e estamos vivos diante de Deus. Todos aqueles que estão em Cristo, por tê-lo aceito como Senhor e Salvador, são seres vivificados, com a viva esperança de que, mesmo se morrerem, mas viverão sempre com Cristo.

DENTRE OS MORTOS. Neste caso, o apóstolo dos gentios afirma em sua tese que, os que estão alienados de Cristo por suas incredulidades, mesmo estando aparentemente vivos, mas estão mortos, porque estão separados da verdadeira vida que é Deus e Cristo Jesus, Ele que é a ressurreição e a vida. Quem não aceita a Cristo é um defunto ambulante, porque a morte espiritual é a separação da vida de Deus e em Cristo.

E OS VOSSOS MEMBROS A DEUS. Paulo recomenda neste mesmo versículo que não devemos entregar os membros do nosso corpo para serem instrumentos do pecado ou da iniquidade, que é a mesma coisa. E agora, ele recomenda que os membros do nosso corpo devam ser utilizados como instrumentos de Justiça, e isso significa dizer que devemos usar, por exemplo, a nossa boca para louvar a Deus e pregar sua palavra.

COMO INSTRUMENTOS DE JUSTIÇA. Tudo que fizermos deve ser feito para glória de Deus Pai, isso porque somos luz do mundo e sal da terra. O bom testemunho de um representante do reino de Deus neste mundo serve de guia para que os homens naturais vejam as obras de Deus por meio de nossas vidas. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque deles é o reino de Deus. Viver uma vida reta diante da sociedade é um dever de todo aquele que dedica seu corpo e vida ao reino de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...