sexta-feira, 8 de março de 2019

Romanos 6:3

Romanos 6:3 - Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte?
OU NÃO SABEIS? O autor desta carta sabia perfeitamente sobre o que estava falando, porque Paulo foi um dos apóstolos da igreja primitiva que mais recebeu luz sobre os novos elementos da dispensação de Deus com a humanidade em Cristo Jesus nosso Senhor. Se o apóstolo tinha como foco, nesta parte de sua carta, os judeus que moravam na cidade de Roma, eles também iriam perfeitamente entender o recado que o nosso autor estava lhes passando, como revelação da verdade do evangelho.

QUE TODOS. A antiga aliança de Deus com os hebreus era um pacto exclusivista com os descendentes de Abraão, Isaque e Jacó, porque segundo pode se ver no Velho Testamento somente os filhos de Israel abraçaram tal pacto com a legislação de Moisés. Mas a nova dispensação da graça de Deus veio para estender a graça de Deus sobre todas as nações do mundo, beneficiando aos remidos de Cristo Jesus.

QUANTOS FOMOS. Paulo se considerava um dos mais beneficiado deste novo pacto de Deus com os filhos dos homens, até porque, o que ele havia feito contra os seguidores de Cristo, antes de se converter ao cristianismo, somente a graça de Deus poderia lhe chamar para uma nova vida em Cristo Jesus. Não era diferente com os seus leitores, judeus ou gentios, que também foram alcançados por essa mesma graça.

BATIZADOS. Não devemos pensar que Paulo esteja se referindo a uma das muito importantes ordenanças do cristianismo, chamada de Batismo em água como demonstração de uma nova vida em Cristo Jesus. Não podemos conjecturar que o autor esteja se referindo ao batismo no Espírito Santo, como garantia de que fazemos parte da família de Deus. Mas queremos entender que Paulo se refira ao estar em Cristo, como fazendo parte do seu corpo, que morreu, mas que ressuscitou também.

EM JESUS CRISTO. Uma das colocações bastante recorrente no evangelho das boas novas é a afirmativa de que os remidos e escolhidos de Deus estão “em Cristo Jesus” representando o acolhimento que tivemos por Deus, para que está ligado diretamente ao Cristo de Deus. Há ainda que indiretamente um combate de Paulo contra o gnosticismo, que negava a tese de Jesus Cristo cem por cento divino e humano.

FORMOS BATIZADOS. No caso dos filhos de Israel, se diz que eles foram batizados por Moisés, quando a passagem do mar vermelho, porque ficaram totalmente inversos, ainda que metaforicamente, pelas águas do mar vermelho. No caso dos remidos quanto a Cristo, todos nós fomos batizados em Cristo, porque ele além de ser crucificado em nosso lugar, Ele também morreu em nosso lugar, pela expiação.

NA SUA MORTE? Podemos conjecturar que no pensamento do apóstolo dos gentios é como se todos os salvos em Cristo descessem também juntamente com Cristo até a sepultura, e que Cristo sendo ressuscitado de entre os mortos, fomos também ressuscitados com Ele para a vida. No profeta (Isaías 53:4-5) nos ensina justamente sobre o que o Cordeiro de Deus fez em nosso lugar, em que Ele enfrentou por nós os mais terríveis sofrimentos e até a morte, para que fossemos remidos dos pecados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...