quarta-feira, 6 de março de 2019

Romanos 5:18

Romanos 5:18 - Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida.
POIS ASSIM COMO POR UMA SÓ OFENSA. Por que Paulo fala sobre “ofensa”? Porque o pecado de Adão foi na verdade uma ofensa contra o governo de Deus sobre a sua vida, e por consequente, sobre a vidas dos moradores da terra, a partir daquele ato de desobediência praticado pelo primeiro homem. Deus criou o homem, vinha todos os dias ter comunhão e comunicação com ele, deu a sua criatura tudo que ele precisava, porque no Jardim do Éden tinha de tudo, mesmo assim, o homem pecou contra Deus.

VEIO O JUÍZO. Deus é soberano e não se deixa escarnecer, por isso que de imediato, Ele tomou as devidas providências, e com isso os filhos dos homens passaram a colher os resultados pelos atos recorrentes de apostasia. Percebe-se que não demorou muito e todos os filhos dos homens tiveram que provar a severidade e o furor de Deus, quando o Criador de todas as coisas mandou o dilúvio como destruição.

SOBRE TODOS OS HOMENS PARA CONDENAÇÃO. Já dentro da dispensação da graça de Deus esta palavra “condenação” tem uma outra conotação de quando Moisés escreveu o livro do gênesis, bem como as demais literaturas do Pentateuco. Para aquela época, a condenação era a morte espiritual, como separação da comunhão com Deus, por isso que se diz que, a morte passou a reinar sobre todos os homens.

ASSIM TAMBÉM POR UM SÓ ATO DE JUSTIÇA. Neste texto exposto pelo apóstolo dos gentios podemos ver a suprema importância da perfeita obra de redenção realizada pelo Cristo de Deus. Ninguém tinha condições de se aproximar de Deus e com ele ter comunhão por méritos próprios, foi quando Cristo fez a propiciação pelos nossos pecados, e com isso veio a reconciliação dos homens com o Criador de todas as coisas.

VEIO A GRAÇA. Essa graça de Deus sobre a humanidade foi conquistada pelo Messias de Deus, quando o Pai envia seu próprio Filho para resolver o problema da inimizade das criaturas com o seu Criador, por isso que o evangelho declara que: Deus estava em Cristo reconciliando o mundo consigo mesmo. Por meio desta graça a pena é removida dos remidos de Cristo, e com isso temos livre acesso ao trono da graça de Deus.

SOBRE TODOS OS HOMENS. Porque que esta graça está derramada sobre todos os homens? Porque o sacrifício expiatório do Cordeiro de Deus é suficiente para redimir toda a humanidade. Agora, o mesmo evangelho defende a necessidade do homem de forma individual aceitar a Cristo como Senhor e Salvador para ser beneficiado diretamente por esta graça de Deus. A igreja de Cristo é beneficiária desta graça.

PARA JUSTIFICAÇÃO DE VIDA. Com a prática do pecado veio como recompensa à morte, o que Paulo chama neste versículo de condenação. Todas as consequências do pecado do homem tem como resultado a morte. Já a obre de redenção feita pelo Cristo de Deus foi justamente para neutralizar e anular os efeitos do pecado de todos aqueles que se atiram em seus braços, e com isso produzir vida e vida com abundância. Quem vive para Cristo e com Cristo, no final colhe a vida eterna em Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...