sexta-feira, 8 de março de 2019

Romanos 6:4

Romanos 6:4 - De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.
DE SORTE QUE FOMOS SEPULTADOS. Estas verdades são profundas e merecem a plena reflexão de todos aqueles que desejam herdar a vida eterna em Cristo Jesus. Assim como os remidos de Cristo tiveram seus pecados cravados na cruz do calvário sob a responsabilidade do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, da mesma sorte, é que formos também mortos e sepultados com ele dentre os mortos. Tudo que Cristo teve que passar foi assumindo sob seus lombos o que nós merecíamos.

COM ELE. Cristo era o Emanuel, Deus perfeito, santo e justo, que não falhou, não errou nem pecou. Mas, porque teve de passar por tudo que passou? Por causa dos nossos pecados, a fim de nos justificar diante da justiça de Deus. Para nós, a morte era algo merecedor, não para o Filho de Deus, até porque, ele é o Senhor da morte e da vida. De forma que, Cristo teve que enfrentar a sepultura voluntariamente em nosso lugar.

PELO BATISMO DA MORTE. Como o primeiro Adão ficou sendo conhecido como representante dos pecadores, por ser ele o primeiro que pecou contra Deus. Do outro lado, o segundo Adão, o homem chamado Jesus de Nazaré, também ficou sendo conhecido como o representante dos que são justificados diante de Deus. Assim sendo, pelo batismo da morte, estávamos totalmente envolvidos em sua morte.

PARA QUE, COMO CRISTO FOI RESSUSCITADO DENTRE OS MORTOS. Temos demonstrado em nosso comentário que, a ressurreição de Cristo teve e tem uma importância fundamental na nova aliança de Deus com a humanidade. Tendo pois Cristo ressuscitado de entre os mortos, foi que ele foi exaltado perante toda a criação, ao ter subido ao céu para se assentar a destra de Deus em lugar de honra e destaque.

PELA GLÓRIA DO PAI. Desde a queda da raça humana por meio de Adão e Eva, que a morte passou a reinar sobre todos os filhos dos homens, isso porque as trevas passaram a ter influência e domínio sobre o destino dos seres humanos. No entanto, o grande poder de Deus fez cessar o governo da morte sobre suas criaturas, ao ressuscitar Jesus Cristo de entre os mortos, e com Ele os que foram remidos pela cruz.

ASSIM ANDEMOS NÓS TAMBÉM. A morte e ressurreição de Cristo mudou completamente o senário da humanidade, porque os escolhidos de Cristo foram libertos do velho sistema de escravidão do pecado e da morte para viverem em novidade de vida. Por isso que se diz que os remidos de Cristo são novas criaturas, porque ressuscitaram juntamente com Cristo e vivem, não para si, mas para Cristo.

EM NOVIDADE DE VIDA. Nestes termos, estão envolvidos o novo nascimento pelo Espírito de Deus, a regeneração espiritual pela palavra do Senhor e a transformação, ou metanoia, que representa um novo começo em Cristo Jesus. Tendo pois Cristo ressuscitado de entre os mortos, então Ele estava revestido da incorruptibilidade, bem como da imortalidade, o que não será diferente conosco, os remidos do Senhor Jesus, pois estamos sendo transformados pela mesma glória de Cristo implantada em nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...