sexta-feira, 8 de março de 2019

Romanos 6:5

Romanos 6:5 - Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição.
PORQUE. Este versículo complementa o que o escritor vinha falando anteriormente sobre a nossa participação na morte e ressurreição de Cristo, porque tudo que Cristo teve que passar quanto a sua morte foi em nosso lugar, por conta da expiação. Da mesma forma, também somos participantes de sua exaltação, o que teve seu ponto inicial pela ressurreição dentre os mortos. A morte de Cristo foi um ato de redenção dos seus remidos bem como a sua ressurreição um ato de justificação dos escolhidos.

SE FORMOS PLANTADOS. Cristo não foi crucificado porque Ele tivesse alguma culpa, nem muito menos porque Ele tivesse praticado algum tipo de pecado, até porque o Novo Testamento nos apresenta o Messias de Deus, sem pecado. No entanto, como Ele veio para servir de expiação pelos pecados do seu povo, a sua igreja, desta forma, quando ele foi morto na cruz do Calvário, nós estávamos também com Ele unidos.

JUNTAMENTE COM ELE. Quem merecia a cruz e sua maldição éramos todos nós pecadores, pelos nos pecados, erros e transgressões, mas Cristo resolveu servir de expiação em nosso lugar. Isaías 53:5 - as ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Morte substituta de Cristo.

NA SEMELHANÇA. Antes da vinda do Messias de Deus, a morte reinou sobre todos os filhos dos homens, do mesmo modo que reinou sobre Adão, pela sua desobediência ao mandato de Deus, e os seus descendentes. Já quanto ao segundo Adão, fomos semelhantemente beneficiados pelo sacrifício de Cristo, porque de forma amorosa e voluntária, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo resolveu comprar para si mesmo os seus remidos. Entende-se que estávamos na cruz representados por Cristo.

DA SUA MORTE. O que aconteceu com a morte expiatória de Cristo não foi apenas uma encenação de um espetáculo como muitos pensam, mas ali envolvia a propiciação para aplacar a ira e o furor de Deus contra a humanidade, e com isso, ganhamos a reconciliação, porque ficou estabelecida a paz. Deus estava em Cristo reconciliando o mundo consigo mesmo, porque Cristo fez a perfeita expiação em nosso lugar.

TAMBÉM O SEREMOS. Neste caso, o apóstolo dos gentios nos ensina sobre uma das mais sublimes doutrinas do cristianismo que é a nossa participação na glorificação de Cristo Jesus. Se estávamos unidos a Cristo em sua morte e humilhação, pelos benefícios recebidos pela sua obra de redenção, não será diferente quanto a sua exaltação. Estamos sendo atraídos em direção ao revestimento da glória de Cristo.

NA DA SUA RESSURREIÇÃO. Até a morte pelo ato de expiação, o caminho de Cristo foi de humilhação, como uma ladeira descendo. Mas o ato sublime de sua ressurreição foi o ponta pé inicial de sua exaltação, até que ele subiu ao céu para se assentar a destra de Deus. Percebe-se também na mensagem e nas promessas do evangelho de Cristo, que os seus remidos também percorrem este caminho de exaltação da parte do Pai, quando a promessa é que a igreja será glorificada eternamente na presença de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...