quarta-feira, 13 de março de 2019

Romanos 6:17-18

Romanos 6:17-18 - Mas graças a Deus que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues. E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça.
MAS GRAÇAS A DEUS QUE. Tudo provem de Deus que por ato contínuo de misericórdia fez tudo de bom para beneficiar as suas criaturas. O nosso escritor se achava o mais pecador de todos de sua época, porque antes de se converter ao verdadeiro cristianismo foi um terrível pecador contra a igreja amada do Senhor Jesus Cristo. Por isso que ele agradece muito a Deus, por ter manifestado sua graça salvadora para com todos os filhos dos homens, isso por meio de Cristo Jesus.

TENDO SIDO SERVOS DO PECADO. Desde Adão, passando por todas as gerações, nenhum homem teve condições de por méritos pessoais deixar de ser escravo do pecado, uma vez que, com a queda da raça humana, todos traziam consigo a síndrome do pecado cravada em sua alma. Nem mesmo os filhos de Israel, que receberam de Deus a legislação de Moisés, tiveram condições de se aperfeiçoarem pela própria lei.

OBEDECESTES DE CORAÇÃO. Porem, vindo a plenitude dos tempos, Deus por sua graça e misericórdia da humanidade enviou seu unigênito Filho como Redentor dos filhos dos homens. Por meio do evangelho das boas novas, depois da vinda do Messias de Deus, foi oferecida aos seres humanos a possibilidade de reconciliação, desde que o homem exerça sua fé genuína no nome de Cristo e em sua obra de redenção.

A FORMA DE DOUTRINA. Não mais conforme a legislação de Moisés, porque os filhos de Israel não tiveram capacidade de guardarem as recomendações contidas na lei, mas com a chegada de Cristo e da nova dispensação da graça de Deus, uma nova ordem de coisas estava estabelecida, não só com os judeus, mas principalmente com os gentios, de quem é constituída a igreja remida do Salvador da humanidade, Jesus Cristo.

A QUE FOSTES ENTREGUES. O apóstolo dos gentios fala sobre o evangelho das boas novas de Cristo, no qual contem a nova proposta de Deus para todas as nações do mundo. Este mesmo evangelho que Cristo ordenou aos seus seguidores que o levassem a todas as partes do mundo, como meio de revelar o plano da salvação a todos os filhos dos homens. Os remidos vivem com base nas promessas do evangelho.

E LIBERTADOS DO PECADO. João 8:32 – E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. O evangelho tem a potencialidade de libertar o homem natural do domínio e da servidão do pecado. Por meio de Cristo Jesus e da nova aliança da graça de Deus, qualquer ser humano tem a chance de ser liberto do pecado e de suas terríveis consequências. Basta que o homem creia no evangelho e receba a Cristo, o Salvador.

FOSTES FEITO SERVO DA JUSTIÇA. Paulo repete esta frase, por tê-la escrito antes, dada a sua importância, dentro do arcabouço da nova aliança da graça de Deus. O resgate que Cristo fez dos seus remidos para a nova ordem mundial da graça de Deus, além de libertar os seus escolhidos, também os lançou em uma condição favorável diante da justiça de Deus, uma vez que, quem está em Cristo Jesus, agora é servo da justificação gratuita perante o trono da graça. Cristo é tudo de bom para sua igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...