quarta-feira, 13 de março de 2019

Romanos 6:14-15

Romanos 6:14-15 - Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça. Pois que? Pecaremos porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum.
PORQUE O PECADO. Sobre isto, é bom lembrar, do que Paulo vinha falando, desde o começo deste capítulo, em que ele faz notório aos seus leitores dos tempos, em que os filhos dos homens viviam sob o reinado do pecado e da morte. Seja o modo operante em que o pecado dominou depois de Adão até a lei, ou seja, no próprio tempo em que a legislação de Moisés tentou concertar os filhos de Israel. Com a vinda do Messias de Deus, Cristo Jesus, o pecado não tem poder sobre a vida dos remidos de Cristo Jesus.

NÃO TERÁ DOMÍNIO SOBRE VÓS. Dois versículos falam sobre o golpe que a nova dispensação deu contra o pecado em João 8:32,36 – E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. O evangelho que substituiu a lei e o tempo da ignorância, regenerando o homem, que por crer no nome de Cristo recebe a libertação do pecado e suas consequências.

POIS NÃO ESTAIS DEBAIXO DA LEI. Não há dúvida que Paulo fala a respeito da lei de Moisés que foi dada depois de um longo período quando da queda da raça humana. A mensagem do evangelho das boas novas de Cristo deixa bem claro que o pacto da lei foi substituído pela nova aliança da graça de Deus. Portanto, Cristo cumpriu a lei em nosso lugar e como fundador da nova aliança nos deixou a evangelho da paz.

MAS DEBAIXO DA GRAÇA. Esse é o novo tempo inaugurado pelo Senhor Jesus, em que Deus faz uma nova tratativa com os seres humanos, propondo a aliança da reconciliação com todos. Estar debaixo da graça é viver em paz com Deus, porque a propiciação e expiação de Cristo nos tornaram justos diante de Deus. Na cruz do Calvário, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo anulou nossas culpas.

POIS QUE? PECAREMOS. Vem então, uma advertência de Paulo para seus leitores. Já que estamos debaixo da graça, desta forma podemos viver de maneira depravada, já que não existe mais acusação contra nós? De modo nenhum. Pelo contrário, a proposta das doutrinas cristãs é que os remidos de Cristo vivam uma vida de renúncia, buscando de todos os modos a santificação de vida, que é a separação do pecado.

PORQUE NÃO ESTAMOS DEBAIXO DA LEI. É fato que a legislação de Moisés deu lugar ao evangelho das boas novas de Cristo, através do qual fomos libertos das amarras do pecado. Houve na realidade mudanças significativas e por demais importantes no modo operante de Deus com os filhos dos homens, até porque, a nova dispensação da graça de Deus deu aos seres humanos a possibilidade de se reconciliarem com Deus.

MAS DEBAIXO DA GRAÇA? DE MODO NENHUM. Não se pode comparar em termos de favorecimento, o tempo da lei com o período da graça. A graça abriu a porta da salvação para todos, porque é o tempo aceitável do Senhor. Mas nem por isso, o homem pode se aproveitar da tolerância de Deus para viver nas concupiscências da carne. O remido de Cristo querer viver na pecaminosidade desenfreada é desejar crucificar novamente o Filho de Deus, o que não pode ser, conforme o evangelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...