quarta-feira, 6 de março de 2019

Romanos 5:19

Romanos 5:19 - Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos.
PORQUE COMO PELA DESOBEDIÊNCIA. O que aconteceu com Adão foi a expressa manifestação do que seria o ser humano, em demonstração de deliberada desobediência a vontade de Deus. Não haviam muitos mandamentos como na legislação de Moisés, nem tão pouco uma bíblia inteira como temos nos dias de hoje a ser guardada pelos seguidores da verdade. Havia apenas um mandamento que era: Não comerás do fruto da arvore do conhecimento do bem e o mal, apenas um.

DE UM SÓ HOMEM. O primeiro homem, Adão, como representante que era de todos os filhos dos homens se conduziu como passariam a se comportar todos os demais habitantes da terra. O mau exemplo que deu diante de Deus o primeiro homem passou a ser recorrente na história individual de todos os seres humanos, como se depois daquele caso de Adão, todos passassem a ser uma cópia do que foi Adão.

MUITOS FORAM FEITOS PECADORES. Temos então um novo exemplo de desobediência dentro da própria estrutura familiar de Adão, que foi o caso bizarro de Caim que matou seu próprio irmão Abel. Estes atos de maldade se tornaram recorrentes até culminar da grande destruição em massa dos moradores da terra com o dilúvio de destruição. Mesmo com um novo começo, mas o homem ficou pecando.

ASSIM PELA OBEDIÊNCIA. De repente, Paulo muda de senário e passa a falar de um novo tempo inaugurado por um homem perfeito, em que pela obediência completa de sua vida, também todos os que por fé se achegam a ele, se tornam justificados diante de Deus. A vida e o ministério de Cristo, em absoluta obediência a vontade de Deus, foi o suficiente para recuperar a comunhão original que havia entre Deus e Adão antes de pecar contra a ordem de Deus. Em Cristo Jesus temos paz com o Criador.

DE UM. Neste caso, o apóstolo dos gentios se reporta ao Messias de Deus, Jesus Cristo, ele que era aquele profeta que Moises falou que surgiria como porta voz direto da palavra de Deus, bem como o Rei da descendência de Davi, como também o Sacerdote eterno segundo a ordem de Melquisedeque. Cristo veio como sendo o Emanuel, ou seja, Deus entre os homens, mas que era o Cordeiro imaculado de Deus.

MUITOS SERÃO FEITOS. Estes são todos aqueles que escutam o evangelho das boas novas da graça de Deus, por fé aceitam a Cristo Jesus como Salvador e Senhor, e com isso se tornam em novas criaturas, porque foram transformados pelo Espirito Santo, o que o evangelho chama de novo nascimento e com isso, são regenerados. Paulo fala dos remidos de Cristo, porque foram comprados pelo sacrifício de expiação de Cristo.

JUSTOS. Na época da velha dispensação da lei, para que alguém fosse considerado justo era necessário cumprir todas as exigências da legislação de Moisés, o que se tornou praticamente impossível. Mas de acordo com a nova dispensação da graça de Deus para que alguém seja considerado justo diante da justiça de Deus, basta aceitar a Cristo como Senhor e Salvador, que tal pessoa é considerada justificada pela obra perfeita de redenção feita pelo Filho de Deus. E isso não depende de méritos pessoais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...