quarta-feira, 6 de março de 2019

Romanos 5:17

Romanos 5:17 - Porque, se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo.
PORQUE, SE PELA OFENSA DE UM SÓ. É lógico que Paulo esteja falando sobre Adão, ele que foi o primeiro homem criado por Deus, como representante de toda a humanidade, e que tinha tudo em suas mãos para fazer e executar a vontade de Deus, mas que agiu ao contrário do que devia. Esta ofensa sobre a qual fala o autor diz respeito ao pecado de Adão, que violou diretamente o governo de Deus sobre a sua vida. Compreende-se que, quando o homem erra, ele peca contra o seu Criador.

A MORTE REINOU POR ESSE. No caso de Adão, havia um mandamento expresso que, se Adão comesse da arvore do conhecimento do bem e do mal, teria como resultado a morte. A cultura judaica compreendia que, essa morte, seria a influência do diabo e de seus demônios na vida das pessoas. Portanto, o mal passou a ter gerência direta na vida dos filhos dos homens, por isso que o texto diz que a morte passou a reinar.

OS QUE RECEBEM A ABUNDÂNCIA DA GRAÇA. A partir de então, o apóstolo mostra como Deus virou a sorte dos seres humanos quando manifestou a sua graça por meio do seu Messias, Jesus Cristo de Nazaré. Efetivamente, a graça de Deus reverteu o quadro, oferecendo gratuitamente todos os benefícios da parte do Criador para suas criaturas. Quando se diz que esta graça é abundante é que ela abrange a todos.

E O DOM DA JUSTIÇA. Que justiça? A dos homens ou de Deus? A resposta é: a justiça de Deus por Jesus Cristo. Nem judeu, nem muito menos os gentios eram merecedores do perdão divino, porem, Deus de forma espontânea resolveu dar de forma graciosa suas melhores promessas aos seres humanos, isso por meio de seu filho Jesus Cristo. É por meio da redenção realizada por Cristo que somos justificados diante de Deus.

REINARÃO EM VIDA. O plano de Deus, pela nova dispensação, com a igreja de Cristo, já estava no coração de Deus. Daniel 7:27 - E o reino, e o domínio, e a majestade dos reinos debaixo de todo o céu serão dados ao povo dos santos do Altíssimo; o seu reino será um reino eterno, e todos os domínios o servirão, e lhe obedecerão. Não se ver com os olhos físicos, mas a igreja de Cristo exerce grande influência na terra.

POR UM SÓ. Os que recebem o dom da abundante da graça e da justiça de Deus, são todos aqueles que estão ligados diretamente a Cristo Jesus, nosso Senhor, Ele que é o Rei dos reis e Senhor dos senhores. De forma que, os que aceitam a Cristo Jesus como Senhor e Salvador passam a influenciar positivamente a sociedade por meio do domínio de Cristo. (Daniel 7:14) nos ensina sobre o governo universal de Cristo.

JESUS CRISTO. Falar sobre Jesus é dizer que o Nazareno veio a terra para mudar para melhor em tudo o relacionamento entre os filhos dos homens e o Criador de todas as coisas. Falar de Cristo é dizer que o Messias de Deus fez e executou o melhor programa de Salvação que a humanidade precisava. Cristo é o Emanuel de Deus, ou seja, que Deus, por meio de Jesus de Nazaré veio habitar em os filhos dos homens. Cristo implantou por sua justiça a nova dispensação da graça em benefício de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...