quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Judas 1:8

Judas 1:8 - E, contudo, também estes, semelhantemente adormecidos, contaminam a sua carne, e rejeitam a dominação, e vituperam as dignidades.
E CONTUDO, TAMBÉM ESTES. O autor está se referindo aos defensores do judaísmo que a todo custo procuravam se infiltrar no seio da igreja cristã com suas heresias, tentando transtornar o evangelho de Cristo na mente dos convertidos ao cristianismo. Como também e principalmente os falsos mestres gnósticos que tinham como meta tentarem barrar o crescimento da igreja de Deus com suas intermináveis regras ascéticas, defendendo, de que os dogmas das religiões naturais são mais válidos do que aquilo que ensinam as boas novas do evangelho de Cristo Jesus. Estes não eram diferentes dos moradores de Sodoma, Gomorra, Admá, Zeboim e Zoar, que viviam sem regras, voltados inteiramente para os prazeres da carne e o homossexualismo.

SEMELHANTEMENTE ADORMECIDOS. Esta expressão bíblica diz respeito ao adormecimento da consciência. A rebelião contra os princípios defendidos por Deus e a sua palavra e contra os princípios morais da sociedade se dar pela inversão de valores, onde os alienados da verdade se firmam na tese de que não devem satisfação a ninguém pelos seus atos, mesmo que sejam reprovados pelos bons costumes da malha moral da sociedade e pelos mandamentos do Criador. Se o juiz da consciência humana estiver morto dentro de cada indivíduo a tendência é de que a sociedade vire um caos, até porque todos precisam ter consciência do que é certo e errado, e perder a noção deste mecanismo é se tornar irracional de forma absoluta.

CONTAMINAM A SUA CARNE. No caso de Sodoma e Gomorra e as demais cidades que foram destruídas pelo castigo divino, essa contaminação da carne se deu pela prática dos pecados mais abomináveis que se possa imaginar. As sagradas escrituras combatem contra o homossexualismo, o lesbianismo, a prostituição, o adultério, a fornicação, a prevaricação e todos os tipos de pecados sexuais que se possa nomear. Os prazeres carnais sem a permissão de Deus e fora dos padrões estabelecidos pela bíblia mancha à alma e contamina o corpo do ser humano, como algo que é vil.

E REJEITAM A DOMINAÇÃO. Esta frase nos faz pensar sobre alguns aspectos do ponto de vista do relato que envolveram aquelas cidades depravadas. A rejeição do domínio próprio representa um dos mais maléficos atos que o ser humano pode praticar, porque é na realidade a perda dos limites. Os moradores daquelas cidades rebeldes também rejeitaram os mensageiros de Deus que foram enviados pelo Senhor.

E VITUPERAM AS DIGNIDADES. Isso se refere à forma como os moradores daquelas cidades prostitutas trataram os anjos de Deus. A narrativa nos faz compreender de que eles desejavam manter relações sexuais com os anjos do Senhor, é tanto que Ló lhes ofereceu suas duas filhas virgens em lugar dos anjos. Não conseguindo seus intentos, procuraram destruir os agentes de Deus juntamente com Ló e sua família. Isso foi um total desrespeito aos mensageiros de Deus e porque não dizer ao Senhor?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...