segunda-feira, 29 de junho de 2015

2 Timóteo 2:24

2 Timóteo 2:24 - E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor.
E AO SERVO. Timóteo devia compreender de que era um servo da igreja de Cristo, do próprio Paulo, como seu auxiliar e cooperador nas missões e principalmente do Senhor Jesus Cristo, ele que é Rei dos reis e Senhor dos senhores. Portanto, como servo, ele não tinha vontade própria, e com isso devia obedecer e honrar a chamada de Cristo em sua vida para o ministério, no qual estava investido. Ao mesmo tempo em que os opositores de Timóteo deviam saber que ele servia a Cristo, Senhor de todos.

DO SENHOR. Servo do Senhor é a mesma coisa que seguidor ou discípulo de Cristo Jesus. Timóteo era servo do Senhor Jesus Cristo, e como tal, precisava seguir os seus passos e vontades. O Senhorio de Cristo é amplamente demonstrado em todo o conteúdo da palavra de Deus e Filipenses 2:9-11 – nos ensina de como Cristo se tornou o Senhor de todos - Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome. Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra. E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai. Ele é Senhor e Rei sobre tudo e sobre todos.

NÃO CONVÉM CONTENDER. Mesmo sendo perseguido, humilhado e pressionado, como era o caso de Timóteo, o ministro do evangelho não deve revidar aos seus opositores, porque se revidar perde a razão, prova que não está preparado para ser um líder cristão. O servo de Cristo deve seguir o exemplo do Mestre, que se quisesse teria enfrentado e vencido os seus inimigos pela guerra e pela força, porem, deixou tudo na mão de Deus, ele que sabe como defender os seus servos dos seus opositores.

MAIS SIM, SER MANSO. O autor aponta uma das características indispensáveis do servo de Cristo, que é ser manso. E essa é uma virtude daqueles que não contendem com ninguém, não revida a quem lhe ataca ou ofende, não briga com os seus acusadores, mas tudo suporta com paciência, sabendo de que o Senhor é o protetor dos seus servos. Aquele que é manso age pela razão e não pelo sentimento de raiva, ódio ou vingança, com isso ele não revida aos seus inimigos nem a seus opositores.

PARA COM TODOS. O ministro do evangelho e todos aqueles que são servos de Cristo devem ser mansos para com todos. Os seguidores do reino dos céus são chamados de ovelhas, e isso porque são pessoas calmas, serenas e que não reagem com ira contra quem quer que seja. Timóteo devia ser manso com os judaizantes, com os falsos mestres gnósticos, com os líderes das seitas heréticas, com os falsos irmãos infiltrados na igreja e com aqueles que desejavam tomar seu lugar na igreja.

APTO PARA ENSINAR. É uma obrigação do ministro do evangelho ser um professor ou discipulador polivalente, seja por meio de suas palavras, das suas ações e testemunho de vida. Como homem de Deus, o líder cristão deve servir de bom exemplo para os demais, no sentido de mostrar para aqueles que lhe rodeiam que ele anda nas pisadas do Mestre e que segue o seu exemplo em todas as áreas da vida.

SOFREDOR. Ser um ministro do evangelho não é tarefa nada fácil, até porque significa levar consigo a responsabilidade de sofrer as injustiças dos homens e assim mesmo não os vê como inimigos, mais sim, como alguém que precisa ser perdoado. Ser um líder da igreja primitiva era o mesmo que ter que enfrentar aflições, tribulações e perseguições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...