sábado, 19 de outubro de 2013

Marcos 1:40 - COMENTÁRIO DO NOVO TESTAMENTO Versículo Por Versículo


Marcos 1:40 - E aproximou-se dele um leproso que, rogando-lhe, e pondo-se de joelhos diante dele, lhe dizia: Se queres, bem podes limpar-me.
UM LEPROSO. A lepra era uma doença terrível nos tempos bíblicos. Não somente por causa do sofrimento físico, mas pela agonia emocional que seu portador experimentava, tendo que se afastar da sociedade para viver isoladamente. A alma do leproso, geralmente, era mais enferma do que o seu corpo. Sua solidão o deixava em estado de permanente tristeza. Geralmente era desprezado até pelos seus familiares, quanto mais pela sociedade. APROXIMOU-SE DE JESUS. Era proibido um leproso se aproximar de qualquer pessoa, porque se acontecesse de alguém ser infectado com a doença, os familiares apedrejava o leproso até a morte. Consequentemente, os que tinham este tipo de enfermidade viviam refugiados nos matos e cavernas da terra. Mas, quando aquele homem viu a Jesus, apelou para tudo ou nada. Ele sabia e tinha fé que Jesus de Nazaré tinha poder para libertá-lo daquela terrível doença. ELE ROGOU A JESUS QUE O CURASSE. Chegando perto, não se sabe a distância, aquele homem começou a clamar a Jesus por uma libertação daquela chaga maligna. Certamente ele em lágrimas e choro rogava ao Mestre que tivesse compaixão da sua terrível situação em que se encontrava. Ele usava quem sabe os últimos alentos de sua voz, para em um apelo desesperado atingir a sensibilidade de Cristo. O que o relato diz que ele conseguiu. ELE AJOELHOU-SE DIANTE DE JESUS. Numa atitude real de humilhação e quebrantamento ele se rendeu aquele que tinha a solução para o seu problema. Ele estava completamente desprovido de qualquer sentimento de orgulho, abatido é claro pela aflição da sua alma, que já não suportava mais tamanha calamidade. O desprezo e o abandono da sociedade lhe tirou qualquer faísca de grandeza, o que lhe restava era humilhar-se para ser exaltado. SE QUERES, BEM PODES LIMPAR-ME. Suas convicções o diziam que ele estava diante de alguém poderoso o suficiente para reverter àquela situação deplorável. Sua fé o fazia ter a certeza de que Jesus era maior do que o seu problema e dificuldade. Certamente, ele ouviu falar de que Jesus tinha curado muitos enfermos lá na casa de Simão, inclusive a sua sogra de febre. Para ele era tudo ou nada, já não tinha mais nada a perder. Apelou para Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...