terça-feira, 22 de outubro de 2013

Marcos 1:44 - COMENTÁRIO DO NOVO TESTAMENTO Versículo Por Versículo


Marcos 1:44 - E disse-lhe: Olha, não digas nada a ninguém; porém vai, mostra-te ao sacerdote, e oferece pela tua purificação o que Moisés determinou, para lhes servir de testemunho.
NÃO DIGA NADA A NINGUÉM. Foi à advertência que Jesus fez ao enfermo que foi curado. Com isso ele deu a entender que naquele momento não precisava fazer publicidade daquele milagre. Porque se isso acontecesse o mestre não teria com pregar o evangelho, envolvido apenas com a realização de curas. E um dos importantes papéis de Jesus na terra, conforme a profecia de Isaias 61:1 O ESPÍRITO do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos. MOSTRA-TE AO SACERDOTE. Jesus estava cumprindo aquele que determina a lei mosaica que diz: Levítico 14:2-3 - Esta será a lei do leproso no dia da sua purificação: será levado ao sacerdote. E o sacerdote sairá fora do arraial, e o examinará, e eis que, se a praga da lepra do leproso for sarada. Na verdade Cristo veio cumprir em nosso lugar os requisitos da lei que não podemos cumprir. E tendo ele cumprido esta tarefa em nosso lugar nos libertou das exigências da lei. E OFERECE PELA TUA PURIFICAÇÃO. Mas uma vez o Mestre estava citando aquilo que determina a lei de Moisés para os filhos de Israel. Levítico 14:4-7 - Então o sacerdote ordenará que por aquele que se houver de purificar se tomem duas aves vivas e limpas, e pau de cedro, e carmesim, e hissopo. Mandará também o sacerdote que se degole uma ave num vaso de barro sobre águas vivas. E tomará a ave viva, e o pau de cedro, e o carmesim, e o hissopo, e os molhará, com a ave viva, no sangue da ave que foi degolada sobre as águas correntes. E sobre aquele que há de purificar-se da lepra espargirá sete vezes; então o declarará por limpo, e soltará a ave viva sobre a face do campo. CONFORME MOISÉS DETERMINOU. A legislação de Moisés era na verdade um código de ética social e religioso, onde nele continham as normas para que os servos de Deus se relacionassem bem com o seu próximo e principalmente com Deus. E na sua parte que cabe às ordenanças de Deus para com a vida religiosa, na lei estavam escritas as ordenanças e determinações dos procedimentos como se devia fazer conforme as determinações de Moisés. PARA SERVIR DE TESTEMUNHO. Para que alguém fosse declarado imundo pela enfermidade da lepra, essa pessoa era conduzida ao sacerdote que dava o laudo. Assim também, se esta pessoa chegasse a ser curada da lepra, tinha que ir até o Sacerdote para que ele cumprisse os rituais determinados pela lei, e o declarasse novamente com uma pessoa limpa. E isso servia de testemunho diante de toda a sociedade de que essa pessoa agora podia conviver em sociedade novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...