quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

1 Coríntios 7:21

1 Coríntios 7:21 - Foste chamado sendo servo? Não te dê cuidado; e, se ainda podes ser livre, aproveita a ocasião.
FOSTES. O apóstolo entra em mais um tema, que provavelmente era mais um problema na igreja cristã de Corinto, se tratando da questão daqueles que foram alcançados pelo evangelho de Cristo, mas que eram escravos. Paulo faz saber que, o fato de alguém ser chamado por Cristo nesta situação, de imediato, sua situação social não mudava, mas que a fidelidade ao reino de Cristo, com o passar do tempo, Cristo teria o cuidado de libertar daquela condição os seus seguidores e discípulos.

CHAMADO. Essa chamada diz respeito à escolha de Cristo na vida daqueles que faziam parte da igreja de Cristo, mas que tinham uma condição social desfavorável, como servos dos homens. A igreja cristã sempre foi composta das mais diversas camadas sociais da sociedade, e em muitos casos, na grande maioria de pessoas mais simples e humildes, porque dos pobres é o reino de Deus, foi o próprio Cristo quem disse.

SENDO SERVO? Infelizmente, nesta mesma época em que Paulo escreveu esta sua carta, havia em larga escala, a questão da escravidão dos mais pobres pelos mais ricos. O sofrimento humano sempre foi causa das pessoas se aproximarem de Deus, como único refúgio para as calamidades. Basta ver que, aqueles que têm melhores condições sociais pouco se importam com as coisas do reino de Deus, e isso é uma realidade.

NÃO TE DÊ CUIDADO. Paulo, assim como os demais líderes da igreja primitiva, não se envolveram com movimentos sociais, no sentido de incentivarem as revoltas dos escravos para a libertação dos mesmos. Na verdade, a igreja primitiva vivia sob a perspectiva de que Jesus voltaria ainda naquele mesmo tempo, de forma que, o mais importante era estar preparado para a saída do planeta terra e ir morar com Cristo na pátria celestial, porque a salvação e a vida eterna seria plena de alegria e paz.

E SE AINDA PODES. O escritor esclarece de que haveria a possibilidade dos escravos se tornarem livres, mas não pelos motins, ou movimentos sociais de rebelião. Certamente, um escravo poderia trabalhar além do que lhe era exigido pelos seus patrões, juntar o seu dinheiro e comprar a sua própria alforria. Fala-se ainda sobre casos, em que alguns que se convertiam, de boa vontade libertavam seus servos.

SER LIVRE. Na realidade, a maior e melhor liberdade, daqueles que servem a Cristo é que já são beneficiados com a liberdade da alma e do espírito. De que adianta ganhar o mundo todo, mas ter uma situação degradante diante da justiça de Deus? O mais importante para o escritor, era que o homem fosse liberto por Cristo. Mas, neste caso do texto em foco, Paulo fala da liberdade social e do estado de escravidão.

APROVEITA A OCASIÃO. Paulo tinha interesse em que os irmãos que eram escravos se tornassem livres, até para se dedicarem mais as coisas do reino dos céus. Temos no Novo Testamento uma carta sua, endereçada e enviada a um amigo seu, Filemom, solicitando sua benevolência em favor de Onésimo, que era um filho seu na fé. Paulo não pedia diretamente a libertação de Onésimo, mas rogava em seu favor para que fosse bem recebido pelo seu senhor. É provável que Onésimo tenha sido liberto, sim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...