sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

1 Coríntios 7:40

1 Coríntios 7:40 - Será, porém, mais bem-aventurada se ficar assim, segundo o meu parecer, e também eu penso que tenho o Espírito de Deus.
SERÁ, POREM. Neste capítulo sete de sua carta, o autor aconselha várias classes de pessoas que faziam parte da igreja cristã de Corinto, tudo isso em resposta as indagações dos líderes daquela comunidade cristã. Todavia, de acordo com o versículo anterior, agora, ele se dirige as irmãs, que por algum motivo se tornaram viúvas. Como em várias partes deste capítulo o apóstolo deu a sua opinião pessoal sobre as perguntas feitas a ele, neste caso não seria diferente, ele também imite sua opinião.

MAIS BEM-AVENTURADA. Se as viúvas ficassem sem contrair um novo casamento, diz Paulo que elas seriam mais felizes, porque desta forma, se dedicariam com mais esforço aos trabalhos da igreja de Cristo. A felicidade na vida dos que servem a Cristo, em muitos casos é um contra senso dos conceitos da sociedade. Na realidade o que o apóstolo dos gentios queria era poupar as irmãos das responsabilidades de casadas.

SE FICAR ASSIM. No fundo, no fundo, o que Paulo adotou para si mesmo era o que ele desejava para as demais pessoas. O apóstolo dos gentios vivia sobre a terra, mas com o pensamento ligado nos céus, esperando a qualquer momento a volta eminente de Cristo Jesus. De forma que, o tempo que Paulo tinha na terra, ele dedicava inteiramente a fazer a obra de Cristo, levando o evangelho a todas as partes.

SEGUNDO O MEU PARECER. No caso das viúvas, o parecer de Paulo era de que elas ficassem sem se casar, e que procurassem se empenhar cada dia mais nas coisas do reino de Cristo, vivendo na terra como peregrinas, porque a qualquer momento teriam que sair deste planeta terra por meio do arrebatamento. Paulo afirma que as mulheres casadas teriam que cuidar do marido, dos filhos e do seu próprio lar, enquanto isso, as solteiras, da obra de Deus em como haveriam de agradar a Cristo, o seu noivo.

E TAMBÉM EU PENSO. Neste sua frase, mais uma vez o escritor deixa transparecer, assim como muitas outras vezes, neste mesmo capítulo, que ele transmite, dentro destes assuntos, a sua opinião pessoal, em resposta as indagações feitas pelos líderes da igreja cristã de Corinto. Mas, para que as respostas dadas não ficassem sem autoridade celestial, nas frases seguintes, o apóstolo diz que tinha o Espírito de Deus.

QUE TENHO O ESPÍRITO. Sobre a presença do Espírito de Deus em sua vida, isso Paulo não tinha dúvida, até porque, nesta mesma carta, ele afirma que os servos de Cristo eram templos do Espírito Santo de Deus. Portanto, ele também era templo de Deus pelo seu Espírito Santo. As opiniões dadas representavam o parecer pessoal do apóstolo, mas isso não significava que era uma mensagem meramente humana.

DE DEUS. O Espírito de Deus. Na velha dispensação, o Espírito de Deus era dado a determinadas pessoas para que tais pessoas cumprissem missões específicas a serviço do Deus Criador. Porem, já dentro da nova dispensação da graça de Deus e de Cristo, o Espírito Santo de Deus veio para habitar na vida de todos aqueles que verdadeiramente vivem para Cristo e com Cristo, até o dia do arrebatamento da igreja remida do Senhor Jesus. O Espírito de Deus veio dar continuidade a obra de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...