sábado, 10 de fevereiro de 2018

1 Coríntios 8:1

1 Coríntios 8:1 - Ora, no tocante às coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que todos temos ciência. A ciência incha, mas o amor edifica.
ORA, NO TOCANTE. Ao que tudo indica, havia pelo menos dois grupos em Corinto que se aplicavam ao asceticismo alimentar. Certamente, o partidos dos essênios, que era uma facção do judaísmo, já estava infiltrado naquela comunidade cristã, eles que tinham uma dieta alimentar cheia de regras. Já do outro lado, os gnósticos também já haviam penetrado naquela igreja, semeando seu asceticismo radical, quanto a não ingestão de determinados alimentos, que eles achavam que era proibido comer.

ÀS COISAS SACRIFICADAS. As igrejas fundadas por Paulo e seus amigos de ministério no mundo gentílico viviam cercadas pelas coisas pagãs, praticadas pelas seitas heréticas do mundanismo. Tanto no judaísmo, quanto nas religiões pagas daquela época, os líderes religiosos viviam envolvidos com o sacrifício de animais, porque as seitas heréticas impressionavam seus adeptos por meio do sacramentalismo religioso.

AOS ÍDOLOS. Os seguidores do judaísmo não tinham esse problema com os ídolos, porque os judeus sempre seguiram, pela legislação do Moisés, o monoteísmo, com a adoração somente ao Deus verdadeiro, Criador dos céus e da terra. Mas as religiões pagãs sempre tiveram suas tendências para as práticas do politeísmo, com a adoração e veneração aos ídolos e das imagens de escultura, que é uma abominação.

SABEMOS QUE TODOS TEMOS CIÊNCIA. Essa ciência sobre a qual escreve Paulo, neste ponto de sua carta, nos fala do saber, do conhecimento terreno, ou sabedoria deste mundo, que é diferente da verdadeira sabedoria que vem do alto. O escritor fala dos vários conceitos que os seus leitores tinham sobre os assuntos abordados neste capítulo de sua carta, envolvendo as coisas oferecidas aos falsos ídolos pagãos.

A CIÊNCIA INCHA. O apóstolo esta se referindo a multiplicidade das opiniões que havia na igreja de Corinto sobre os alimentos oferecidos em sacrifícios ou oblações aos ídolos e as imagens pagãs daquela época. Ao mesmo tempo, o autor fala sobre os problemas que estes assuntos estavam causando dentro da comunidade cristã de Corinto, uma vez que, muitas contendas e divisões eram os resultados das discussões. Qualquer assunto polêmico em Corinto era motivo de contendas e divisões.

MAS O AMOR. O que Paulo faz saber aos seus filhos na fé naquela igreja é que estes assuntos controversos na comunidade cristã de Corinto estavam abafando algo muito mais importante, do que conceitos humanos e práticas religiosas. O mais importante para os irmãos era de que, se orientassem pelas doutrinas cristãs e pela prática do amor fraternal, como dever supremo daqueles que confessam o nome de Cristo.

EDIFICA. Em vez de ficarem brigando uns com os outros sobre assuntos menos importantes, que os leitores de Paulo e a igreja do Senhor Jesus em Corinto se envolvessem em coisas mais valiosas, como a compreensão de uns para com os outros. Enquanto assuntos que envolviam o paganismo provocavam divisões no seio da igreja, os irmãos se esqueciam de cuidarem da edificação espiritual de uns para com os outros. O mais importante é o amor ao próximo e não as coisas do paganismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...