quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

1 Coríntios 9:1

1 Coríntios 9:1 - Não sou eu apóstolo? Não sou livre? Não vi eu a Jesus Cristo Senhor nosso? Não sois vós a minha obra no Senhor?
NÃO SOU EU APÓSTOLO? Tudo indica que os opositores de Paulo na igreja de Corinto viviam tentando desqualificar o apostolado de Paulo, afirmando de que ele não era apóstolo de Cristo, porque não fazia parte do grupo apostólico de Jerusalém. Todavia, se para os adversários de Paulo, ele não era apóstolo de Cristo, mas os irmãos da igreja cristã de Corinto sabiam que Paulo era na verdade um autêntico apóstolo de Cristo, um homem de Deus, enviado ao mundo gentílico, como missionário transcultural.

NÃO SOU LIVRE? Para o grupo apostólico de Jerusalém e as igrejas ligadas a eles, à legislação de Moisés continuava em pleno vigor. Na realidade, Cristo veio para fazer uma profunda reforma no judaísmo, mas foi rejeitado pelos judeus. Desta forma, os seus apóstolos de Jerusalém estavam vivendo um momento de transição entre o judaísmo e o cristianismo. Mas para Paulo, ele já era liberto da servidão da lei.

NÃO VI EU. Outra das acusações dos oponentes de Paulo naquela igreja era de que ele nem ao menos conhecia pessoalmente a Cristo Jesus, porque se converteu depois da morte e ascensão de Cristo aos céus. Mas, a verdade é que Paulo teve um encontro com o Cristo ressurrecto na estrada de Damasco, quando de caminho a perseguir os seguidores de Cristo. Assim sendo, ele também viu pessoalmente a Cristo Jesus.

A JESUS CRISTO. O nome e o sobre nome do Filho de Deus nos ensinam sobre o Jesus como homem e sobre o Cristo que é Deus, ou seja, Jesus Cristo também era o Emanuel, ou seja, Deus entre os homens. Jesus era o nome próprio do Filho de Deus e Cristo nos ensina da missão do Messias de Deus como sendo o enviado e ungido de Deus Pai. O nome Jesus quer dizer: Aquele que veio para salvar o seu povo dos seus pecados e o adjetivo Cristo de sua missão para implantar a nova dispensação da graça.

SENHOR NOSSO? Tanto os apóstolos de Jerusalém, quanto o grande apóstolo Paulo buscavam de todos os modos falarem de Cristo a tempo e fora de tempo, a fim de que as pessoas se tornassem servas de Cristo. A igreja, composta de judeus e gentios convertidos ao cristianismo já tinha a Cristo como Salvador, mas também como Senhor, uma vez que, quem de fato se converte, não faz mais a sua própria vontade.

NÃO SOIS VÓS A MINHA OBRA. Paulo se achava um privilegiado em poder testemunhar que havia fundado uma igreja cristã na cidade de Corinto, cidade esta que era estratégica para a evangelização da Grécia, Acaia e Macedônia. Muitos não esperavam que o apóstolo dos gentios conseguisse fundar uma igreja cristã naquele lugar, porque Corinto era uma cidade devassa e dominada pela idolatria e prostituição.

NO SENHOR? O escritor era consciente de que sozinha não chegava a lugar nenhum, por isso que ele atribui seus trabalhos e atividades a Cristo Jesus, o seu Senhor, bem como Senhor da igreja cristã de Corinto. Paulo não fundava as comunidades cristãs em nome de uma organização religiosa como fazem nos dias de hoje, mas seus labores em prol do reino de Cristo eram realizados para de fato levar as pessoas a Cristo e não ao reino dos homens, como fazem nos dias de Hoje, com as denominações diversas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...