sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

1 Coríntios 9:4-5

1 Coríntios 9:4-5 - Não temos nós direito de comer e beber? Não temos nós direito de levar conosco uma esposa crente, como também os demais apóstolos, e os irmãos do Senhor, e Cefas?
NÃO TEMOS NÓS DIREITO. Do versículo quatro ao onze, Paulo fala de maneira comparativa sobre como funcionavam as igrejas ligadas às lideranças de Jerusalém, que eram diferentes das igrejas administradas por ele e seus amigos de ministério no mundo gentílico. Uma simples leitura do Novo Testamento, não dá para perceber que a igreja primitiva estava dividida em dois núcleos administrativos, onde o primeiro era ligado a Jerusalém, e o outro era as igrejas fundadas e administradas por Paulo.

DE COMER E BEBER? Nesta parte, o autor fala da questão financeira, quanto ao ministério das lideranças de Jerusalém, que conforme a mensagem do evangelho, eles eram sustentados pela igreja, em termos de alimentos. Não se cobrava dízimos dos fiéis, mais eram aceitas ofertas voluntárias para sustento do ministério. Isso, das lideranças ligadas a Jerusalém. Quanto a Paulo, ele não aceitava nem mesmo isso.

NÃO TEMOS NÓS DIREITO DE LEVAR CONOSCO. Já neste ponto, o escritor fala de como funcionavam as coisas, no que concernem aqueles que eram possivelmente casados, isso, quanto às lideranças ligadas a Jerusalém. Se Paulo e os ministros do evangelho consagrados e ordenados por ele quisessem poderiam ser acompanhados pelas suas respectivas esposas, isso sobre aqueles que supostamente fossem casados.

UMA ESPOSA CRENTE. As regras quanto à igreja primitiva, ligada as lideranças de Jerusalém, não mudou lá muita coisa do judaísmo tradicional de Israel. Até porque, os apóstolos de Jerusalém viviam um momento de transição entre o antigo judaísmo e o novo cristianismo fundado pelo Senhor Jesus, como religião oficial da igreja de Cristo. Já as igrejas gentílicas ligadas a Paulo viviam o verdadeiro cristianismo que prevaleceu.

COMO TAMBÉM OS DEMAIS APÓSTOLOS. É biblicamente quase impossível de comprovar que os demais apóstolos de Cristo fossem casados, porque se fossem, o evangelho em sua totalidade encobre este fato, não se sabe por quê. O fato é que o Novo Testamento nem fala sobre as esposas dos apóstolos, se era, que eles tinham esposas. Há quem diga, baseado nisto, que o ministério seguiu o estado celibatário.

E OS IRMÃOS DO SENHOR. Há várias referências bíblicas indicando que o Senhor Jesus tinha os seus meios irmãos, isso por parte de sua mãe, até porque ele não era filho biológico de José, marido de Maria, sua mãe. Estes irmãos de Jesus só vieram a se converter ao cristianismo, mais tarde, depois da ressurreição do Cristo de Deus. Temos o caso de Tiago, irmão do Senhor, que se tornou a principal liderança de Jerusalém.

E CEFAS. Por que Paulo colocou Cefas, que é Pedro, separadamente? Porque segundo o Novo Testamento, ele era efetivamente casado, porque já era casado antes de ser chamado por Cristo para ser apóstolo do Senhor. Interessante é que o evangelho fala da sogra de Pedro, no evento em que Cristo a curou de febre, mas não fala no nome da esposa de Pedro. Quem defende o celibato para o ministério, argumenta que o Novo Testamento não faz menção dos nomes das esposas das lideranças cristãs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...