quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

1 Coríntios 8:5

1 Coríntios 8:5 - Porque, ainda que haja também alguns que se chamem deuses, quer no céu quer na terra (como há muitos deuses e muitos senhores).
PORQUE, AINDA QUE HAJA TAMBÉM ALGUNS. O autor fala como pensam os homens naturais a respeito dos seus conceitos meramente religiosos, do ponto de vista dos seguidores do politeísmo. Esses ídolos são frutos das imaginações dos líderes religiosos das religiões pagãs, que para tirarem proveitos financeiros dos prosélitos da religiosidade fabricam suas imagens de esculturas, supostamente consagram e dedicam a determinadas personagens influentes que já morreram e canonizam.

QUE SE CHAMEM. Pode-se perceber que essa tradição de adoração e veneração dos ídolos e das imagens de esculturas vem passando de geração a geração dos líderes das religiões pagãs de uns para os outros. As personagens que se destacaram no passado, são canonizados no presente, bem como os do presente serão feitos deuses no futuro pelas próximas gerações. Porem, não tem apoio do evangelho da verdade.

DE DEUSES. O escritor fala da forma falsária que os líderes religiosos do politeísmo fazem para consagrar seus ídolos perante as massas. Assim procedem, quando atribuem aos que chamam de santos, aqueles que já morreram, lhes dando atributos que pertencem somente ao Deus único e verdadeiro Criador dos céus e da terra. Se dizem que tal santo tem poder para fazer milagre, é porque estão divinizando tal ídolo.

QUE NO CÉU. O pior de tudo é que chegam a afirma que estes ídolos estão no céu, quando as Escrituras afirmam que não estão, porque diz a verdade bíblica que os idólatras não herdarão o reino de Deus. Estes mesmos que são os ídolos dos pagãos, também seguiam os mesmo ditames do politeísmo, de forma que, quem adora ídolo e imagem de escultura, diz as Sagradas Escrituras que não fazem parte do reino de Deus.

QUE NA TERRA. A terra está completamente contaminada com os ídolos e as imagens de esculturas. O ser humano natural tem uma tendência horrível em adorar e venerar os ídolos e as imagens de esculturas. As Escrituras afirmam que por traz das coisas sacrificadas aos ídolos estão os demônios, de forma que, quando o diabo quer ser adorado e venerado por um ser humano, ele promove a idolatria aos ídolos. O pior é que satanás sega o entendimento dos incrédulos para não perceberem isso.

COMO HÁ MUITOS DEUSES. Mudam de nome, mas não a realidade. Quando afirmam que um ídolo ou uma imagem de escultura tem poder de ouvir e responder a petição de um dos seus adoradores, estão dizendo que tal objeto tem todo poder, quando a bíblia diz que todo poder pertence unicamente ao Deus Criador de todas as coisas. Quando se adora ou venera um morto, nada mais é do que afirmar que ele é um deus.

E MUITOS SENHORES. Essa é uma questão de dominação, seja do homem sobre o homem, ou principalmente do diabo sobre os seres humanos. O diabo que tem domínio sobre os demônios também quer ter domínio e governar sobre os seres humanos, e com tal influência sobre os idólatras ele passa a ser adorado e venerado por meio dos ídolos e das imagens de esculturas. Os líderes religiosos que promovem a idolatria dominam as massas, mas eles mesmos são dominados pelo diabo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...