quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

1 Coríntios 8:6

1 Coríntios 8:6 – Todavia, para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele.
TODAVIA, PARA NÓS. No texto anterior Paulo diz que para os politeístas, há muitos deuses, e muitos senhores, tanto no céu como na terra, porque os ídolos e as imagens de esculturas dos idólatras são frutos das mentes enganosas dos líderes religiosos do paganismo. Mas para quem conhece a verdade e foi liberto pela mesma verdade, que é Cristo, estes sabem que só há um Deus único e verdadeiro, e um só Senhor, que é Jesus Cristo. Para nós, os ídolos e as imagens não valem nada, são como nada.

HÁ UM SÓ DEUS. Este é o Deus Criador de todas as coisas, ele só que é Onipresente, Onisciente e Onipotente. Apesar das muitas falhas, por isso que Deus sempre amou a Israel, porque desde o patriarca Abraão, que os seus descendentes buscavam seguir o monoteísmo, com suas crenças no único Deus verdadeiro, aquele que pode todas as coisas, que está presente simultaneamente em todo lugar e que conhece a tudo.

DE QUEM É TUDO. O salmista diz: Do Senhor é a terra, e toda a sua plenitude, o mundo e todos que nele há. Qualquer coisa que já existiu, que existe nos dias de hoje e que ainda haverá de existir, está sob o alcance dos atos criativos do Deus de plena e absoluta sabedoria. Deus não somente criou todas as coisas, mas ele governa de maneira majestosa sobre tudo e sobre todos. E nós reconhecemos isso como verdade.

E PARA QUEM NÓS VIVEMOS. Paulo expressa esse seu pensamento muito bem em Atos 17:28 - Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração. O cristão verdadeiro não vive para o mundo, nem para o que no mundo há, não vive para si mesmo, porque sua vida está escondida em Deus, mas vive para a vontade do Pai. Vivemos para Deus, porque não fazemos mais a nossa vontade, mas sim, a vontade soberana do Pai.

E UM SÓ SENHOR, JESUS CRISTO. Antes mesmo de sua vinda, o Messias de Deus já era esperado como Senhor que viria para governar sobre tudo e sobre todos (Daniel 7:14). E Paulo escrevendo aos (Filipenses 2:9-11) esclarece ponto a ponto de como o Senhor Jesus Cristo se tornou Senhor de todos para glória de Deus Pai. Jesus é o nome próprio do Filho de Deus e Cristo quer dizer: O ungido e enviado de Deus Pai como Salvador.

PELO QUAL SÃO TODAS AS COISAS. O próprio Senhor Jesus disse: Mateus 28:18 – Todo poder foi me dado, no céu e na terra, e isso nos fala sobre o governo absoluto do Cristo de Deus sobre toda a criação, quer sobre a terra, quer no próprio céu. Deus o Pai entregou nas mãos do seu Filho Jesus o controle de todas as coisas. Nada há que esteja fora do poderio de ação do domínio de Jesus Cristo, porque ele é Rei dos reis.

E NÓS POR ELE. Certamente, Paulo faz uma crítica aos idólatras, que deixaram de ser por Cristo, para serem enganados pelos seus ídolos e imagens de esculturas que são falsos deuses. O próprio Paulo foi um baluarte na defesa de Cristo como sendo o Senhor de tudo e de todos. Bem como a igreja de Cristo de todos os tempos tem se levantado como testemunha de que o Cristo de Deus governa sobre este mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...