quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

1 Coríntios 7:19-20

1 Coríntios 7:19-20 - A circuncisão é nada e a incircuncisão nada é, mas, sim, a observância dos mandamentos de Deus. Cada um fique na vocação em que foi chamado.
A CIRCUNCISÃO. A circuncisão era um sinal, e ao mesmo tempo uma prova física de que o judeu tinha uma aliança de fidelidade com a legislação de Moisés. Esse ato religioso dogmático do judaísmo teve início antes mesmo da lei de Moisés, quando ainda na época do patriarca Abraão. A circuncisão era uma pequena cirurgia no prepúcio do menino judeu, quando possível no oitavo dia do seu nascimento, isso não era feito com as meninas judias. Quem era seguidor do judaísmo era circuncidado.

É NADA. Os estudiosos das práticas religiosas do tempo da igreja primitiva afirmam que os cristãos legalistas de Jerusalém praticavam o ato simbólico da circuncisão, porque as lideranças legalistas de Jerusalém viviam um momento de transição entre o judaísmo e o cristianismo. No entanto, nas igrejas fundadas por Paulo no mundo gentílico, com os pagãos que se convertiam ao cristianismo, isso não se praticava.

E A INCIRCUNCISÃO NADA É. O que o autor quis dizer com estas palavras é que, o fato de alguém não ter pertencido ao antigo judaísmo, isso não o impedia de fazer parte da igreja de Cristo. Quando Paulo fala sobre o evangelho da incircuncisão, é porque ele percebia que, os líderes de Jerusalém queriam formar a igreja de Cristo, apenas de judeu convertidos ao cristianismo, e não qualquer pessoa do mundo gentílico.

MAS SIM, A OBSERVÂNCIA. Desta forma, o escritor começa a mostrar o que estava valendo para o verdadeiro cristianismo, que historicamente prevaleceu para a igreja do futuro do Renovo de Deus, Cristo Jesus. Verdade é que neste mesmo tempo ainda não se tinha um Novo Testamento já pronto, como temos nos dias atuais, mas no mundo gentílico, Paulo como fundador das igrejas, ensinava todas as doutrinas cristãs.

DOS MANDAMENTOS DE DEUS. No caso daqueles que faziam parte do tradicional judaísmo, eles tinha a obrigação de guardarem toda a legislação de Moisés. Os cristãos legalistas de Jerusalém guardavam a lei, juntando-se a isso os novos ensinos transmitidos pessoalmente por Cristo. Mas no caso das igrejas fundadas por Paulo e seus amigos de ministério, guardavam os ensinos transmitidos pelo apóstolo Paulo.

CADA UM FIQUE NA VOCAÇÃO. O apóstolo Paulo defendia que, os líderes de Jerusalém cuidassem do evangelho da circuncisão, evangelizado os judeus do próprio país de Israel, bem como os judeus dispersos. E que ele, como apóstolo dos gentios continuasse trabalhando com o evangelho da incircuncisão no mundo gentílico, e que os líderes legalistas não invadissem seus campos missionários transculturais.

EM QUE FOI CHAMADO. Aqueles que foram chamados para pregar o evangelho da circuncisão, que continuassem fazendo seus trabalhos, e que os judeus que se convertessem ao cristianismo ligado a Jerusalém, se quisessem continuar circuncidado que assim ficassem, mas que os gentios convertidos ao cristianismo não fossem forçados a serem circuncidados. Certamente o escritor estava combatendo certas prática que os cristãos ligados a Cefas queriam implantar na igreja cristã de Corinto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...