quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

1 Coríntios 7:39

1 Coríntios 7:39 - A mulher casada está ligada pela lei todo o tempo que o seu marido vive; mas, se falecer o seu marido fica livre para casar com quem quiser, contanto, que seja no Senhor.
A MULHER CASADA. Neste capítulo sete, Paulo fala para as mulheres solteiras, transmitindo seus conselhos a tais, que melhor seria que ficassem sem se casar para que se dedicasse ao serviço de Cristo, fala também sobre as viúvas, que eram aquelas irmãs que por motivos diversos perderam seus esposos. E nesta frase, ele fala sobre as mulheres casadas, que estão ligadas pela lei aos seus esposos, portanto, não tinham permissão para adquirirem novos matrimônios, por causa do contrato de casamento.

ESTÁ LIGADA PELA LEI. Não se sabe ao certo, se o escritor fala neste ponto, da lei de Moisés, que tinha suas regras sobre o casamento entre os judeus, e que precisavam ser guardadas conforme a legislação de Moisés. Porem, é mais provável que Paulo esteja se referindo a lei dos homens, quanto ao casamento civil. Se esta “lei” é a dos homens, então, somente com o divórcio é que se pode contrair novo casamento.

TODO O TEMPO EM QUE O SEU MARIDO VIVE. Alguns, que pegam esta frase ao pé da letra, afirma que, o casamento é indissolúvel, de qualquer jeito. Mas, o próprio Cristo falou em casos específicos em que se permite o divórcio, bem como Paulo também abre a possibilidade para que isso ocorra. Conforme as leis dos homens, com o divórcio, tanto o homem, quanto a mulher fica livre para se casarem novamente.

SE FALECER O SEU MARIDO. Neste caso, o escritor fala das mulheres que por algum motivo se tornaram viúvas. As viúvas eram um grupo especial da igreja que merecia cuidados especiais do ministério. Desde o tempo do judaísmo, que o povo de Deus dispensava cuidados especiais para com as viúvas, porque eram as pessoas mais vulneráveis das sociedades antigas. Hoje elas são amparadas pelos governos.

FICA LIVRE. A mulher que é casada, conforme as leis dos homens e de Deus, mas que perde seu legítimo esposo fica livre para contrair novo casamento. No tempo em que Paulo escreveu esta sua carta, as viúvas não contavam com a ajuda do governo para sobreviverem com seus filhos e filhas, portanto, elas passavam a ser sustentadas por meio de campanhas sociais feitas nas igrejas locais, o que se tornava muito difícil.

PARA CASAR COM QUEM QUISER. Percebe-se que o autor desta carta, ainda que de maneira subliminar, ele estimula que as irmãs da igreja que se tornavam viúvas, que se possível escolhessem um novo marido, até para não sobrecarregar o departamento de ação social da comunidade cristã. Hoje, quando alguém fica viúva, ganha uma pensão do governo, mas se casar novamente pode perde o benefício automaticamente.

CONTANTO, QUE SEJA NO SENHOR. Em Israel, e no que diz respeito aos seguidores do tradicional judaísmo, não era permitido pela legislação do Moisés o casamento misto, ou seja, de um judeu com uma mulher pagã. No cristianismo, não era proibido, mas os líderes da igreja primitiva aconselhavam aos servos e servas de Cristo, que evitassem tais casamentos com pessoas, que não faziam parte da igreja de Cristo, o que se chamava de julgo desigual. “No Senhor” é com pessoas da mesma fé cristã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...