quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

1 Coríntios 7:35

1 Coríntios 7:35 - E digo isto para proveito vosso; não para vos enlaçar, mas para o que é decente e conveniente, para vos unirdes ao Senhor sem distração alguma.
E DIGO ISTO. Mesmo que indiretamente, mais uma vez o escritor afirma que está repassando seus conceitos pessoais, no que diz respeito a suas respostas as indagações feitas por carta, pelos irmãos de Corinto. Por isso que alguns comentaristas bíblicos afirmam que a bíblia contém a palavra de Deus, porque nela também tem a palavra dos homens e também a opinião pessoa de alguns dos seus autores. Apesar de não ser casado, mas o apóstolo tinha experiência de vida para emitir sua opinião.

PARA PROVEITO VOSSO. Na opinião de Paulo, se os irmãos ficassem sem se casar, mas que se dedicassem inteiramente a obra do evangelho de Cristo, bem como as irmãs solteiras fizessem o mesmo, isso seria muito bom. Até porque, o apóstolo já explicou que a pessoa que se casa, tem a grande responsabilidade em cuidar das coisas desta vida, em como a de agradar ao seu conjugue, e isso é fato irrevogável e prático.

NÃO PARA VOS ENLAÇAR. Paulo administrava as igrejas fundadas por ele, direta ou indiretamente, de forma democrática, como se diz nos dias de hoje, de maneira congregacional, em que ele emitia sua opinião, não usando o autoritarismo, mas deixando que a congregação julgasse. Muitos líderes dos dias atuais deviam apreender com estas palavras, que eles não são os donos da igreja, mas apenas alguém que participa do corpo de Cristo, como um membro importante, mas não o cabeça.

MAS PARA O QUE É DECENTE. O que Paulo mais desejava para seus leitores e o povo de Deus em geral, era que a comunidade dos santos representasse bem o reino de Deus no meio da sociedade. As pessoas descrentes têm que olhar para o rebanho do Senhor e sentir o desejo de fazer parte dele. Os escândalos que tem ocorrido dentro das denominações tem envergonhado o evangelho de Cristo, o que não deveria ser.

E COVINIENTE. Jesus ensinou que os seus discípulos são a luz do mundo e o sal da terra. Desta forma, entende-se que devemos brilhar como astros neste mundo de trevas, e dar bom sabor e sentido a esta sociedade corrompida pela degradação moral e ética. A igreja de Cristo é a escora deste mundo, é tanto que, quando o arrebatamento se der, e os remidos saírem da terra, este mundo vai ser destruído.

PARA VOS UNIRDES AO SENHOR. Os bons conselhos de Paulo aos seus filhos na fé da igreja de Corinto, e que servem para a igreja de todos os tempos, são para que os servos de Cristo não se detenham com as coisas desta vida, nem se deixe enganar por este mundo passageiro. Se todos os que confessam a Cristo como Senhor e Salvador tomassem esses conselhos de Paulo, a igreja já teria tomado este mundo das trevas.

SEM DISTRAÇÃO ALGUMA. Com estas palavras, o escritor concorda com o que disse Jesus: Buscai em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça. O mundo com seus atrativos, e o inimigo com suas tentações, não podem nos deter de dar prioridade total as coisas de Deus. Quem analisa o caso de Paulo, pelo fato de ele não ter optado em se casar, logo percebe que ele assim o fez, para se dedicar inteiramente, sem distração alguma, a sua importante missão em pregar o evangelho de Cristo Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...