terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

1 Coríntios 7:29

1 Coríntios 7:29 - Isto, porém, vos digo, irmãos, que o tempo se abrevia; o que resta é que também os que têm mulheres sejam como se não as tivessem.
ISTO, POREM, VÓS DIGO. Continuam os instrutivos conselhos do apóstolo aos seus filhos na fé, orientando de como os irmãos deveriam agir no dia a dia, dada a brevidade da permanência da igreja sobre a terra. Reiteradas vezes, o autor fala, dando a intender que está dando sua opinião pessoal sobre os assuntos abordados neste capítulo sete de sua carta. O fato é que os líderes daquela igreja mandaram uma carta ao apóstolo (1 Coríntios 7:1) e Paulo tinha que dá respostas convincentes a eles.

IRMÃOS. Apesar de ser quem efetivamente era, o grande apóstolo dos gentios, como missionário transcultural, pregando o evangelho em muitos países do mundo, mas Paulo não deixava que o poder humano subisse a sua cabeça. Por isso que com humildade chamava seus filhos na fé de irmãos, até porque este era um bom costume da igreja primitiva, em que todos se consideravam irmãos uns dos outros.

QUE O TEMPO. Duas coisas podem ser ditas sobre o tempo, dentro deste texto bíblico. Primeira é que, muitos cristãos estavam sendo perseguidos, presos e mortos pelas autoridades do império romano. Depois, é que a igreja primitiva vivia sob a expectativa da vinda eminente do Senhor Jesus para arrebatar a sua igreja remida. Desta forma, os que ainda estavam vivos esperavam sair da terra a qualquer momento.

SE ABREVIA. Para o próprio autor desta belíssima carta do Novo Testamento, não havia mais tempo de ficar se enrolando com as coisas desta vida. Aliais, Paulo, desde que se converteu ao cristianismo, que se dedicava inteiramente ao reino de Cristo, buscando cumprir sua missão em levar as boas novas de Cristo nos quatro cantos do mundo civilizado de sua época, e ele tinha presa, por causa da volta de Cristo Jesus.

O QUE RESTA É QUE TAMBÉM. O escritor vivia intensamente a vida cristã, por isso que ele falando de se mesmo deixou escrito, Gálatas 2:20 - Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. Do mesmo modo é que Paulo queria que os seus filhos na fé vivessem, não somente os que faziam parte da igreja cristã de Corinto, mas de todas as partes do mundo.

OS QUE TÊM MULHERES. Este recadinho de Paulo era para os seus leitores que já haviam se casado, e que procuravam fazer da estrutura familiar, a célula máster da sociedade, valorizando o matrimônio, o que era aconselhado pelo cristianismo histórico. No entanto, que os irmãos não colocassem isso como se fosse à prioridade máxima, porque a salvação e a vida eterna eram mais importantes do que tudo isso.

SEJA COMO SE NÃO AS TIVESSEM. O escritor não está mandando aos irmãos casados que desvalorizassem suas queridas esposas, de forma alguma, o que ele estava afirmando para seus filhos na fé é que a vinda de Cristo para buscar a sua igreja remida deveria ser prioridade para todos. O cristianismo dá a devida importância ao matrimônio, porem, existe outros valores mais essenciais na vida cristã como prioridades. Cristo é que deve ser a pessoa mais importante em nossas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...