terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

1 Coríntios 7:30-31

1 Coríntios 7:30-31 - E os que choram, como se não chorassem; e os que folgam, como se não folgassem; e os que compram, como se não possuíssem. E os que usam deste mundo, como se dele não abusassem, porque a aparência deste mundo passa.
E OS QUE CHORAM, COMO SE NÃO CHORASSEM. A expectativa com que viviam os cristãos primitivos da volta de Cristo, e Paulo era um dos que estava sempre preparado para este dia glorioso. Fazia com que os sofrimentos se tornassem mais leves e suportáveis. Foi como se o autor dissesse para seus leitores: Quando vocês estiverem sendo perseguidos e maltratados por seguirem a Cristo, se lembrem de que logo mais vocês irão sair desta terra, para uma vida replena de alegria e paz com Cristo no céu.

E OS QUE FOLGAM, COMO SE NÃO FOLGASSEM. Já nesta frase, o escritor fala daqueles que desfrutavam de uma vida mais favorável. Do mesmo modo, não poderiam se deixar dominar pela vida fácil, como se as coisas boas deste mundo fossem prioridade em suas vidas. Se Deus abençoa um servo seu, neste mundo, isso deve ser para gloria do nome do Senhor, porem, não para desviá-lo do evangelho.

E OS QUE COMPRAM. A cidade de Corinto era pujante em suas várias atividades econômicas, por isso, muitas vezes prendia os seguidores de Cristo, ao ponto de que estes se esquecessem das coisas do reino de Deus. Com isso, Paulo estava preocupado e enviava seu conselho, para que seus filhos na fé se acordassem para a realidade, de que não adiantaria nada viver como um comerciante bem sucedido, mas no final das contas, Cristo voltar para buscar os remidos e tal pessoa ficar nesta terra.

COMO SE NÃO POSSUÍSSEM. O apóstolo dos gentios estava nesta sua carta ensinando dobre o desapego as coisas materiais, e ao mesmo tempo incentivando aos irmãos que se ligassem nas coisas do que são de cima. De que adianta ganhar o mundo todo e perder a salvação? Se Deus nos abençoa, que possamos ter as coisas, porem, sem por os bens materiais como prioridade de nossas vidas. Temos um bom conselho aqui.

E OS QUE USAM DESTE MUNDO. Certamente, o escritor fala daqueles que eram bem sucedidos economicamente, e que faziam parte da igreja cristã de Corinto. Não havia nada de errado em possuir riquezas e desfrutar de uma boa vida. O problema é o quanto de nossa vida, isso tudo vai roubar. Geralmente, as pessoas que possuem bens materiais, são pessoas que estão quase sempre envolvidas em muitas atividades.

COMO SE DELE NÃO ABUSASSEM. Essa frase chama a atenção para o que estamos fazendo com os bens que Deus deposita sob nossa administração. Aqueles que possuem bens matérias, não devem usar deles para se ufanarem de ser melhores do que os outros. Para o conceito do mundo, alguém vale pelo que se possui, mas diante de Deus, não é a mesma coisa. Deus valoriza o bom caráter e a boa personalidade.

PORQUE A APARÊNCIA DESTE MUNDO PASSA. Por isso que João escreveu: Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não são do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...