sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

1 Coríntios 8:11-12

1 Coríntios 8:11-12 - E pela tua ciência perecerá o irmão fraco, pelo qual Cristo morreu. Ora, pecando assim contra os irmãos, e ferindo a sua fraca consciência, pecais contra Cristo.
E PELA TUA CIÊNCIA. Na realidade existiam alguns que faziam parte da igreja cristã de Corinto, que se gabavam de serem os mais sábios de todos, e chegavam a afirmar que não tinha problema se um cristão participasse das celebrações que eram oferecidas aos ídolos e aos falsos deuses, porque tais ídolos nada eram no mundo. Porem, se para estes tais não afetava a suas consciências, mas haviam outros que eram débeis na fé, que se escandalizavam com isso, e terminavam se desviando dos caminhos do Senhor.

PERECERÁ O IRMÃO FRACO. O autor esta falando naqueles casos em que, os irmãos mais fracos na fé se desviavam da igreja, por causa dos que se achavam fortes, e que faziam coisas que para os mais fracos era escândalo. Ao se referir aos irmãos mais fracos, Paulo certamente se reporta sobre aqueles que eram novos convertidos, e que ainda não haviam se firmado nos caminhos do evangelho, os infantes espirituais.

PELO QUAL CRISTO. O irmão mais simples da igreja de Cristo tem valor igual a qualquer outro que faz parte do povo de Deus, até mesmo aqueles que se dizem líderes do rebanho do Senhor. Diante de Cristo, e do coração de Deus, não tem ninguém mais importante do que o outro, porque todos que aceitam a Cristo como Senhor e Salvador, se tornam filhos de Deus, e como tal, todos tem igual valor.

MORREU. O apóstolo dos gentios era especialista em focalizar o valor expiatório da morte do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, Jesus Cristo. Na verdade, antes mesmo da vinda do Messias de Deus a este mundo, já estava previsto que o Cristo de Deus morreria em morte substituta pelos suas ovelhas desgarrada, por isso que está escrito, o castigo que nos traz a paz estava sobre ele. Cristo morreu por nós, pagando o alto preço da redenção, como sendo a propiciação que trouxe a paz.

ORA, PECANDO ASSIM CONTRA O IRMÃO. Deve haver um grande esforço de todos os líderes cristão, no sentido de evitar que alguém se desvie dos caminhos do Senhor, por conta dos escândalos que ocorrem no meio do povo de Deus. Se alguém faz algo, que para ele não é pecado, mas que o irmão fraco se sentir que foi atingido negativamente em sua consciência, então, o que se acha forte, pode pecar contra o fraco.

FERINDO A SUA FRACA CONSCIÊNCIA. Os ministros do evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo são chamados para servir de bons exemplos para o rebanho do Senhor, vivendo de tal maneira que não venham a escandalizar os mais fracos na fé. Assim como os ímpios irão prestar contas diante do grande trono branco, os que confessam o nome de Cristo também irão comparecer ante o tribunal de Cristo (2 Corinto 5:10).

PECAIS CONTRA CRISTO. No que diz respeito ao nosso próximo, Cristo estabeleceu em sua lei que, devemos amar ao nosso semelhante, como amamos a nós mesmos. Desta forma, quando pecamos contra os nossos irmãos, sendo causa de escândalo para eles, estaremos pecando sistematicamente contra o Senhor Jesus. Não se pode desprezar a obra de redenção que Cristo efetuou em prol de suas ovelhas, isso é um perigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...