quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

1 Coríntios 7:32-33

1 Coríntios 7:32-33 - E bem quisera eu que estivésseis sem cuidado. O solteiro cuida das coisas do Senhor, em como há de agradar ao Senhor. Mas o que é casado cuida das coisas do mundo, em como há de agradar à mulher.
E BEM QUISERA EU QUE ESTIVÉSSEIS SEM CUIDADO. Acredita-se que estes eram os argumentos de Paulo em defesa do seu estado celibatário, o porquê que ele não era casado. O casamento traz consigo muitas responsabilidades, principalmente para o homem que passa a ser deste então o provedor do lar, ou seja, aquele que vai ter que trabalhar e muito para dar conta de sua família. O que Paulo desejava mesmo era poupar os irmãos das grandes responsabilidades que acompanham o casamento.

O SOLTEIRO CUIDA. Pelas leis daquela época, solteiro era aquele que ainda não havia contraído matrimônio, bem como todo aquele que já havia se casado no passado, mais que por motivos vários chegou a se separar da ex-esposa, e que no momento se encontrava sem mulher, livre. Quem se encontra solteiro, tem mais tempo livre de responsabilidades para se dedicar inteiramente as coisas do reino de Deus e de Cristo.

DAS COISAS DO SENHOR. No caso de Paulo, estas coisas a que ele se reporta, dizem respeito as suas atividades em prol do reino dos céus, em que ele fazia suas campanhas de evangelização, depois, se empenhava para discipular os novos convertidos, e só depois partia para outro campo missionário. O solteiro tem toda a chance que desejar de ser um homem dedicado completamente às coisas de Deus.

EM COMO HÁ DE AGRADAR AO SENHOR. De um lado, não é nada fácil para o que é solteiro se manter longe da fornicação e da prostituição, porque existe a questão das necessidades fisiológicas do próprio organismo. Mas por outro lado, sem as responsabilidades que são próprias do casamento, quem é solteiro, pode e deve preencher seu tempo buscando o reino de Deus em primeiro lugar e as coisas de cima.

MAS O QUE É CASADO CUIDA. Essa é a lógica de quem assume a responsabilidade de se casar, porque o casamento é um contrato em que o homem se compromete a cuidar de sua esposa e dos filhos que serão frutos do matrimônio. Desta forma, o homem que fica com a responsabilidade de ser o provedor do lar, ele deve fazer o que for possível para não deixar faltar nada para sua esposa, seus filhos e filhas.

DAS COISAS DO MUNDO. O escritor esta se referindo as várias atividades que um homem casado se envolve, no sentido de cumprir suas responsabilidades como provedor do lar. Quando um homem sério se casa, sistematicamente deve construir em sua cabeça o senso de estabelecer o bem estar de sua família, que para isso, deve se esforçar ao máximo para cuidar bem de sua família em todos os aspectos sociais.

EM COMO HÁ DE AGRADAR A MULHER. O homem casado tem que ter este padrão de vida, acima de qualquer coisa, buscar com tamanha dedicação agradar a sua querida esposa. Isso não acontece quando o sentimento de posse passar a dominar a cabeça do marido, que acha que é dono de sua mulher, e que não precisa mais conquistar o seu amor e dedicação. Talvez, o escritor estivesse pensando, ao escrever estas palavras, em como o marido deve satisfazer os desejos de sua amada esposa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...