sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

1 Coríntios 8:8-9

1 Coríntios 8:8-9 - Ora a comida não nos faz agradáveis a Deus, porque, se comemos, nada temos de mais e, se não comemos, nada nos falta. Mas vede que essa liberdade não seja de alguma maneira escândalo para os mais fracos.
ORA, A COMIDA. Não há dúvida que na igreja cristã de Corinto estava acontecendo movimentos estranhos quanto a certas dietas de alimentos, em que alguns achavam de que se evitassem alguns tipos de alimentos, poderiam ser mais santos do que os demais. Já outros achavam de que poderiam comer qualquer tipo de alimentos, inclusive aqueles que eram supostamente consagrados aos ídolos, estes últimos baseados na liberdade cristã. A intenção de Paulo era orientar sobre estes assuntos.

NÃO NOS FAZ AGRADÁVEIS A DEUS. O que o apóstolo dos gentios tenta explicar para os irmãos daquela igreja era de que, os alimentos, ou seja, a prática de determinadas dietas, ou a prática da abstinência de comidas, isso não aproxima nem afasta a pessoa de Deus. Uma pessoa não se torna agradável a Deus pelo que ela come. O que nos torna efetivamente agradáveis diante de Deus é fazer a sua vontade em tudo.

PORQUE, SE COMEMOS NADA TEMOS DE MAIS. A nova dispensação tem um conceito equilibrado quanto ao sacramentalismo e o cerimonialismo meramente humanos. Uma pessoa não vai barganhar a Deus por praticar certas fórmulas sacrificiais em comer somente determinados tipos de alimentos. Se alguém come tudo que vem pela frente, usando da liberdade cristã, isso não o torna mais santo que os outros.

E, SE NÃO COMEMOS, NADA NOS FALTA. A prática do jejum é muito importante no cristianismo como um ato de sacrificar a carne. Na realidade, todo cristão verdadeiro, quando possível, deve fazer jejum, no sentido de renúncia aos apetites e desejos da carne. No entanto, a prática do jejum não pode ser usada com o intuito de querer barganhar com Deus e achar que tal renúncia vai fazer diferença para com o Criador.

MAS VEDE QUE ESTA LIBERDADE. Havia por parte de alguns na igreja de Cristo em Corinto o conceito de que, quem foi liberto por Cristo pode comer tudo que vier a sua mesa sem restrição. O evangelho é contra a glutonaria, e é preciso observar algumas recomendações da própria ciência, quanto a ingerir determinados tipos de alimentos. Tudo deve ser feito com equilíbrio, evitando os alimentos que ofendem a saúde.

NÃO SEJA DE ALGUMA MANEIRA ESCÂNDALO. Neste caso, Paulo recomenda aos irmãos de Corinto que não comessem determinados tipos de alimentos, que de alguma maneira viesse a escandalizar aos mais fracos na fé. Podemos dizer que os novos convertidos, em alguns casos, entram na igreja com algum tipo de asceticismo ainda da velha vida mundana. Assim sendo, os mais experientes precisam ajuda-los.

PARA OS MAIS FRACOS. Certamente, o escritor se refere aos débeis na fé, os que ainda ou nunca desenvolvem suas vidas espirituais. Bem como, Paulo deve também estar se referindo aos novos convertidos, que ainda eram meninos espirituais e que começavam na vida cristã com muitas dúvidas. A recomendação de Paulo era de que os irmãos mais maduros na fé, não escandalizassem, por meio de suas dietas, os mais fracos na fé. É necessário cuidar destes fracos na fé, não dando motivos de escândalos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...