quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

1 Coríntios 9:2-3

1 Coríntios 9:2-3 - Se eu não sou apóstolo para os outros, ao menos o sou para vós; porque vós sois o selo do meu apostolado no Senhor. Esta é minha defesa para com os que me condenam.
SE EU NÃO SOU APÓSTOLO. Desde o começo, quando Paulo teve um encontro com Cristo na estrada de Damasco, que Deus o separou para um ministério independente. Depois de três anos e meio, ele esteve em Jerusalém, certamente para pedir apoio das lideranças da igreja matriz, mas não encontrou apoio dos que se achavam os mais importantes do cristianismo. Paulo foi pioneiro em desbravar novos campos missionários transculturais no mundo gentílico, mas não teve o apoio de ninguém.

PARA OS OUTROS. Estes “outros” sobre os quais fala o autor, dizem respeito aos seus oponentes, inimigos, adversários dentro das igrejas cristãs, bem como ele fala mais especificamente sobre os que eram das lideranças de Jerusalém. O chamado grupo dos apóstolos de Jerusalém, de início não reconheceu que Paulo também era um apóstolo de Cristo, apenas mais tarde, o reconheceram como missionário do reino de Cristo.

AO MENOS O SOU PARA VÓS. No entanto, não somente aquela importante igreja de Cristo em Corinto, mais centenas de outras comunidades cristã fundadas por Paulo no mundo gentílico reconhecia na verdade que Paulo era um autêntico apóstolo de nosso Senhor Jesus Cristo. Quem conhece bem o Novo Testamento deve de forma honesta reconhecer o valor deste homem de Deus, como um instrumento do reino de Deus.

PORQUE VÓS SOIS O SELO. Percebe-se a importância da igreja cristã de Corinto para o ministério de Paulo em toda aquela região da Ásia, assim como a igreja de Cristo em Filipos era a porta de entrada para toda a Europa. Paulo se utilizava de Éfeso e de Corinto para evangelizar a Macedônia, Acaia e Ásia menor, que eram conglomerados de cidades e povoados, onde o apóstolo dos gentios fundou muitas igrejas.

DO MEU APOSTOLADO. Pela importância da igreja cristã de Corinto, o apóstolo dos gentios há usava como cartão postal do seu apostolado aos gentios. Afirmava Paulo por onde passava que a igreja cristã de Corinto era a garantia e o maior exemplo de que o seu apostolado foi efetivamente aprovado por Deus. Não somente para fundar aquela comunidade cristã, mas para mantê-la firme, Paulo passou por muitas lutas.

ESSA É A MINHA DEFESA. Na sua segunda carta a esta mesma igreja, nos seus últimos três capítulos, conhecida como carta mais severa de Paulo as igrejas por ele fundadas, o apóstolo dos gentios faz sua defesa de forma sistemática, contra a todos aqueles que o acusavam de tantas coisas. A igreja de Corinto, conforme se pode perceber era uma das mais dividida daquela época, com os partidos e facções, com rachas e divisões.

PARA COM OS QUE ME CONDENAM. Paulo passou mais ou menos um ano e meio na fundação daquela comunidade cristã, depois podendo ser comprovado pelo menos mais três visitas suas aquela igreja. Mas existiam outras lideranças do cristianismo desejando se infiltrar como líder principal naquela igreja, e para que pudessem ganhar ponto dos líderes locais e da igreja, tentavam desmontar a liderança de Paulo, o acusando injustamente de muitas coisas, que não eram verdades, mas sim, mentiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...