segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

1 Coríntios 7:28

1 Coríntios 7:28 - Mas, se te casares, não pecas; e, se a virgem se casar, não peca. Todavia os tais terão tribulações na carne, e eu quereria poupar-vos.
MAS, SE TE CASARES. No texto anterior, o autor vinha falando aos jovens que ainda eram solteiros, e que ainda não havia assumido o compromisso do casamento, como sendo um contrato matrimonial com uma mulher. Paulo mostra que ambos os casos estavam de acordo com as regras do cristianismo, quem desejasse ficar solteiro, que assim o fizesse, mas se alguém não suportava passar pelas necessidades sexuais sem se meter na fornicação ou prostituição, melhor seria que se casasse conforme a lei.

NÃO PECA. Ao que tudo indica, havia no tempo da igreja primitiva um certo cuidado, de que o fato de alguém praticar sexo, mesmo que fosse de forma lícita, conforme as doutrinas cristãs, estaria pecando. O apóstolo esclarece neste ponto que, os relacionamentos lícitos conforme a palavra de Deus, não comete pecado quem assim procede. Assim sendo, o casamento é uma forma de legalizar a relação matrimonial.

E, SE A VIRGEM. Agora, Paulo fala das jovens que ainda não eram casadas, mas que viviam sob os cuidados e a tutela dos seus pais. Em nosso país, virgem também é chamada de donzela, ou jovem mulher que ainda não provou uma relação sexual em plenitude. Pelos bons costumes e as tradições morais das famílias tradicionais, tais virgens deveriam se guardar para seu futuro esposo, coisa que está difícil na atualidade. Dificilmente se encontra uma virgem depois dos bons dias da juventude.

SE CASAR, NÃO PECA. Desde temos remotos da humanidade, que as jovens virgens sempre foram um símbolo de pureza, de inocência e santidade. O sentimento religioso mal orientado sempre buscou incentivar que as virgens mais puras se guardassem dos desejos sexuais, para dedicação completa das práticas religiosas, por isso que existem segmentos da religiosidade, que até incentiva o não casamento de tais virgens.

TODAVIA, AS TAIS. O escritor deseja apenas mostrar que o casamento envolve um peso de responsabilidade muito grande, principalmente nos tempos mais antigos, em que as mulheres até certo ponto, se transformavam em propriedades dos seus maridos. O apóstolo não queria que as jovens da igreja se deixassem levar simplesmente pela paixão compulsiva, como se o casamento fosse apenas flores.

TERÃO TRIBULAÇÕES NA CARNE. Por esses dias, ouvi alguém dizer que o casamento é emblemático, porque quem está fora quer entrar, e quem está dentro quer sair. Na época em que Paulo escreveu esta carta, uma das principais funções da mulher no casamento era a procriação, portanto, naquela época não existia a cesariana, e com isso, a mulher sofria muitas dores, porque os partos eram quase sempre normal. Talvez o escritor estivesse pensando no que falou Deus em (Gênesis 3:16).

E EU QUERERIA POUPAR-VOS. Neste capítulo sete, Paulo deixa transparecer que ele está dando sua opinião pessoal sobre as coisas relacionadas ao casamento, e com isso, ele demostra que tinha profundo conhecimento de causa. Por isso que alguns defendem que antes de se converter ao cristianismo, Paulo já era casado, mas que por conta de sua missão transcultural, tenha deixado sua família para se dedicar a missão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...