sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

1 Coríntios 8:10

1 Coríntios 8:10 - Porque, se alguém te vir a ti, que tens ciência, sentado à mesa no templo dos ídolos, não será a consciência do que é fraco induzida a comer das coisas sacrificadas aos ídolos?
PORQUE, SE ALGUÉM. Este alguém a quem se refere o apóstolo, diz respeito ao irmão novo convertido, ou aquele que é fraco na fé, e que não tenha pleno conhecimento da verdade do evangelho. Estas pessoas são fáceis de se escandalizarem, porque suas convicções são frágeis, ao ponto de pelo pecado dos outros elas mesmos caírem da fé, ou apostatarem do caminho do evangelho. Estes irmãos precisam de bons exemplos dos mais fortes para permanecerem no evangelho, coso contrário se desviam da igreja.

TE VIR A TI. Paulo alerta aos líderes cristãos da igreja de Corinto para que os tais não sejam pedras de tropeço para aqueles que ainda não alcançaram a maturidade espiritual. Cada um dos que são ministros do evangelho deve servir de espelho para o rebanho de Cristo, ao ponto dos que tem pouca fé tomarem como bom exemplo o testemunho dos que são lideranças da igreja amada do Senhor Jesus Cristo.

QUE TENS CIÊNCIA. O autor fala daqueles que já eram lideranças na igreja cristã de Corinto, que já desenvolveram suas convicções na fé, alcançando desenvoltura nos caminhos gloriosos do evangelho de Cristo Jesus. A igreja de Corinto era uma comunidade cristã que se empenhava com tamanha dedicação para adquirir mais e mais conhecimento do plano de Deus para o seu povo, por meio da nova dispensação.

SENTADO À MESSA NO TEMPLO DOS ÍDOLOS. Não se sabe se esta colocação de Paulo era uma realidade no tocante a alguns líderes da igreja cristã de Corinto, em que eles participavam de banquetes nas celebrações das religiões politeístas, ou o escritor estava apenas supondo que se isso viesse a acontecer, os mais fracos na fé seriam induzidos a fazerem o mesmo. Queremos crer que essa seja apenas uma suposição.

NÃO SERÁ A CONSCIÊNCIA DO QUE É FRACO. O que de fato o apóstolo esta demostrando é que os líderes da igreja cristã de Corinto não fossem motivos para que os débeis na fé fossem induzimos ao que era errado. Os representantes de Cristo devem ser o bom perfume de Cristo, no sentido de encaminhar aos mais fracos na fé a serem firmes no evangelho da libertação, e não o contrário. Vós sois a luz do mundo.

INDUZIDA A COMER. Os líderes do cristianismo tem uma responsabilidade muito grande diante da igreja de Cristo, porque metaforicamente eles servem de exemplos para aqueles que têm pouco conhecimento das doutrinas cristãs. Por exemplo: aqueles que não sabem ler, ou não tem o habito de lerem a bíblia, se espelham naqueles que pregam a palavra de Deus. O mau exemplo pode derribar o fraco na fé.

DAS COISAS SACRIFICADAS AOS ÍDOLOS. Paulo já tem demostrado que os sacrifícios que são oferecidos aos ídolos, na verdade são oferecidos aos demônios e não a Deus. De forma que, se um servo de Cristo participar de tais sacramentos pode ser afetado negativamente, por prestar culto aos demônios e não a Deus. No fundo, no fundo, o que o escritor está recomendando é que os servos de Deus não devem participar de celebrações ecumênicas com os praticantes de cultos dedicados ao politeísmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...