quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

1 Coríntios 7:34

1 Coríntios 7:34 - Há diferença entre a mulher casada e a virgem. A solteira cuida das coisas do Senhor para ser santa, tanto no corpo como no espírito; porém, a casada cuida das coisas do mundo, em como há de agradar ao marido.
HÁ DIFERENÇA ENTRE A MULHER CASADA. Dificilmente se houve falar sobre isso nas igrejas, mas essa é uma grande realidade. Há na verdade uma enorme diferença de vida para essas duas classes de pessoas, aquelas que fizeram a opção pelo casamento, e aquelas jovens solteiras que se decidiram em se reservar para o celibato a fim de se dedicarem completamente ao serviço de Deus. A mulher casada tem mais responsabilidades do que as solteiras, porque cuidam de suas respectivas famílias.

E A VIRGEM. No nosso país, virgem é aquela jovem que ainda não teve nenhuma experiência sexual prática. Mas, para os leitores desta carta, virgem eram aquelas jovens solteiras que ainda não haviam se casado, seja porque ainda não tinham namorado com um homem, que quisesse se casar com ela, seja por problemas de saúde, ou ainda porque se decidira viver a vida celibatária, como as freiras.

A SOLTEIRA CUIDA DAS COISAS DO SENHOR. Um pouco antes, o escritor havia dito isso com relação aos homens solteiros, que ainda não haviam se casado, por vários motivos, inclusive o celibato. Agora, Paulo fala sobre as jovens solteiras, que tinham toda a oportunidade de se dedicarem ao serviço do reino de Deus. O departamento de mocidade é muito importante na igreja, porque se dedica aos trabalhos da igreja.

PARA SER SANTA. Uma jovem santa, é aquela que se separa do mundo e de tudo o que o mundo oferece, para então se dedicar a obra de Deus. Uma das doutrinas cristãs mais importantes para a igreja de Cristo é a santidade de vida nos membros da comunidade cristã. Uma jovem que busca com todo empenho ao Senhor, tem a possibilidade real de ser um instrumento do Espírito Santo com os dons espirituais.

TANTO NO CORPO COMO NO ESPÍRITO. Quando uma jovem se reserva dos desejos da carne, das concupiscências dos olhos e da soberba da vida, essa jovem passa a ser muito usada pelo Espírito de Deus, para honra e glória do nome de Jesus. Ser santa no espírito é quando a jovem se dedica ao estudo da palavra de Deus, a momentos intensos de oração, meditando nas coisas de Deus, e adorando sempre ao Senhor.

POREM, A CASADA CUIDA DAS COISAS DO MUNDO. O mesmo que Paulo já havia tido quanto aos homens que são casados, que eles cuidam das coisas do mundo em como há de agradar suas esposas. Agora, o escritor afirma que a mulher casada cuida de sua casa, de seus filhos e filhas, do seu lar e das coisas desta vida. Dificilmente uma mulher casada vai poder se dedicar inteiramente aos trabalhos da casa de Deus.

EM COMO HÁ DE AGRADAR AO MARIDO. Muitas irmãs casadas, e principalmente que tem maridos ainda não convertidos, terminam prejudicando seus casamentos, porque querem se dedicar mais as coisas de Deus do que as coisas próprias do casamento. O conceito de Paulo era de que, já que a mulher escolheu a vida de casada, que ela se dedica com todo empenho as atividades próprias de mulher casada, porque neste caso, se cumpre aquela palavra que Jesus disse: Ninguém pode servir a dois senhores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...