quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

1 Coríntios 8:2-3

1 Coríntios 8:2-3 - E, se alguém cuida saber alguma coisa, ainda não sabe como convém saber. Mas, se alguém ama a Deus, esse é conhecido dele.
E, SE ALGUÉM CUIDA SABER. Pela mensagem contida neste segundo versículo deste capítulo, podemos conjecturar que o escritor está dando uma alfinetada nos cristãos que estavam dando crédito às teorias defendidas pelos gnósticos. Eles que eram pragmáticos no asceticismo mais radical, ao ponto de imporem uma dieta rigorosa para os prosélitos do seu sistema, em que os seus adeptos rejeitavam uma variedade grande de alimentos, isso, para castigarem o próprio corpo como sede do pecado.

ALGUMA COISA. O escritor é taxativo ao afirma que esses tais hereges, defensores do asceticismo gnóstico, não sabiam de nada, porque de acordo com o cristianismo, as coisas que enjerimos não tem efeito sobre a nossa alma. Jesus falou que o que entra no homem não há contamina, mas sim, o que sai do homem. Paulo diz que, o alimento foi feito para o estômago e o estômago para os alimentos, e isso é fato.

AINDA NÃO SABE. Ao que tudo indica, o autor se dirige aos novos convertidos, que não faziam parte do rebanho que ele ganhou para o reino de Cristo, até porque, quando em Corinto esteve evangelizando e discipulando os novos convertidos, Paulo deve ter ensinado sobre estas coisas aos seus filhos na fé. No entanto, a partir de agora, não tinham mais desculpas de não saberem mais, porque agora sabiam.

COMO CONVÉM SABER. As cartas de Paulo enviadas às igrejas por ele fundadas eram para esclarecer dúvidas aqueles que não tiveram o privilégio de ouvi-lo de quando ele esteve presente, quando da fundação de tais igrejas. Assim como o apóstolo dos gentios tinha a preocupação de evangelizar os cidadãos das cidades por onde ele passava, da mesma forma, ele cuidava em aplicar o devido discipulado cristão.

MAS, SE ALGUÉM. Agora, Paulo fala sobre aqueles que verdadeiramente viviam para Deus e com Deus. Todos aqueles que aceitaram a Cristo como Senhor e Salvador de suas vidas, de quando Paulo esteve presente em Corinto, eram conhecedores das regras e das doutrinas que faziam parte do verdadeiro cristianismo. Não há dúvida que Paulo sabia para quem estava apontando e direcionando suas palavras e que faziam parte da igreja cristã de Corinto, porque quase todos eram seus filhos na fé.

AMA A DEUS. Amar a Deus sobre todas as coisas é o primeiro mandamento da lei de Cristo. Marcos 12:30 - Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. Percebe-se que este é o grande problema da humanidade, porque as pessoas amam mais o mundo e o que nele há, do que ao Deus verdadeiro.

ESSE É CONHECIDO DELE. Que grande privilégio tem os remidos de Cristo, porque são conhecidos por Deus, e isso significa dizer que tal pessoa ganha à atenção do grande Deus, Ele que trabalha em prol dos que Nele esperam. Ser conhecido por Deus é ser chamado de amigo de Deus, como foi o caso do patriarca Abraão. Ser conhecido por Deus é ser uma pessoa segundo o coração de Deus, como foi o caso do rei Davi. Essa colocação feita por Paulo nos fala da comunhão que há entre Deus e os seus filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...