quarta-feira, 26 de agosto de 2015

1 Tessalonicenses 1:10

1 Tessalonicenses 1:10 - E esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura.
E ESPERAR. Aqueles que se converteram dos ídolos para servirem ao Deus vivo e verdadeira só restava uma coisa, esperar o retorno bendito do filho de Deus. A igreja primitiva esperava a volta de Cristo (parousia) ainda nos seus dias. Assim como nós estamos esperando o arrebatamento da igreja a qualquer momento. A volta de Cristo para arrebatar para si a sua igreja é dada por certa (João 14:3). E isso pode se dar a qualquer momento Hebreus 10:37 – Mais um poucochinho de tempo, e o que há de vir virá e não tardará. Jesus prometeu: Eis que cedo venho (Apocalipse 22:12).

DOS CÉUS. A crença da antiga aliança, conforme a tradição dos Hebreus era de que, os que morriam com Deus ficavam no seio de Abraão, portanto, não nos céus, mas sim em uma certa região no seio da terra, acima do hades, que ficava no centro mesmo da terra. Já o cristianismo tem a crença de que os que dormem em Cristo estão no paraíso, uma região celeste, e Cristo entronizado a presença de Deus, no mais alto céu, de onde virá para buscar a sua noiva, a igreja. São muitas as referências neotestamentária sobre Cristo estar no céu dos céus com Deus o Pai (Atos 1:9-11).

A SEU FILHO. Jesus é Filho de Deus. Já nas profecias Messiânicas classificava o Cristo como Filho de Deus. E a forma como ele foi gerado no ventre de sua mãe comprova isto. Ele foi gerado pelo Espírito do Senhor. José foi o pai adotivo de Jesus, todavia o Pai verdadeiro de Cristo Jesus é o próprio Deus Todo-poderoso. Jesus Cristo é o unigênito de Deus Pai de forma especial (João 3:16). O próprio Deus de Israel testificou de que Jesus é seu filho (Marcos 1:11) Os cristãos de Tessalônica estavam preparados só aguardando a volta do Filho de Deus para os tirarem da terra.

A QUEM RESSUSCITOU. O Velho Testamento mostra com alguns exemplos que é possível a ressurreição dos mortos. Já o Novo Testamento dá veracidade a este fato com vários acontecimentos deste gênero, principalmente os casos de ressurreição de mortos realizados pelo Senhor Jesus, ele que é a própria ressurreição e a vida. João 11:25 - Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá. No entanto, a ressurreição de Jesus foi a comprovação maior de que ele era o Messias de Deus, o Emanuel de Deus, Deus conosco, como sendo a vida.

DENTRE OS MORTOS. Os casos de ressurreição de mortos tanto no Antigo Testamento quanto no Novo Testamento provam de que é possível alguém ressuscitar. Mas estas mesmas pessoas que ressuscitaram voltaram a morrer, portanto, ficaram por fim dentre os mortos, com a crença de que ressuscitariam no último dia. Todavia, a ressurreição de Cristo dentre os mortos foi diferente das demais, uma vez que ele não morreu novamente como os demais. Cristo subiu vivo para se assentar eternamente a destra da majestade celestial. Cristo é portanto, Senhor da morte e da vida.

A SABER, JESUS, QUE NOS LIVRA DA IRA FUTURA. Jesus é o nome próprio do Filho de Deus, digamos que foi o nome humano do Messias, Emanuel, e Cristo de Deus. Jesus significa Salvador, porque a sua missão e obra na terra foi para salvar a humanidade da ira futura. Essa ira futura quer dizer: Condenação eterna ou segunda morte, separação eterna do Deus da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...