segunda-feira, 31 de agosto de 2015

1 Tessalonicenses 2:13

1 Tessalonicenses 2:13 - Por isso também damos, sem cessar, graças a Deus, pois, havendo recebido de nós a palavra da pregação de Deus, a recebestes, não como palavra de homens, mas (segundo é, na verdade), como palavra de Deus, a qual também opera em vós, os que crestes.
POR ISSO TAMBÉM DAMOS GRAÇAS A DEUS. Era de fato motivo de muita alegria para o autor, a forma graciosa com que os seus leitores (que no início de seus trabalhos em Tessalônica eram seus ouvintes) haviam recebido a mensagem do evangelho das boas novas por ele transmitida naquela cidade. O apóstolo rende graças a Deus pelo fato de ter sido bem recebido naquele lugar, porque o Senhor Deus de misericórdia tinha colocado graça nos corações de todos pelo missionário. Com isso, facilitou os trabalhos de pregação que ele tinha que fazer naquela região.

POIS, HAVENDO RECEBIDO DE NÓS. Antes de chegar a Tessalônica, o apóstolo havia sido expulso da cidade de Filipos, por conta de representar uma ameaça para as seitas pagãs que haviam naquela cidade. Até porque a mensagem do evangelho estava agindo poderosamente na vida das pessoas e muitos estavam se convertendo ao verdadeiro cristianismo. Já com a chegada do apóstolo em Tessalônica foi diferente, porque ele e seus amigos foram bem recebidos naquele lugar, como servos de Deus e mensageiros das boas novas de Cristo, que representa a nova aliança de Deus com a igreja de Cristo.

A PALAVRA DA PREGAÇÃO DE DEUS. A forma como a mensagem pregada por Paulo e seus companheiros de ministério foi recebida pelos moradores de Tessalônica, teve um impacto muito forte na vida das pessoas, porque eles entenderam que a palavra transmitida por aqueles mensageiros era de fato a palavra de Deus. Os missionários estavam apenas sendo porta vozes de Deus, em que suas pregações chegavam aos corações dos ouvintes como uma comunicação direta do trono de Deus aos homens.

A RECEBESTES, NÃO COMO PALAVRA DE HOMEM. O escritor se recorda muito bem a maneira como as boas novas do evangelho de Cristo foram recebidas no coração dos seus ouvintes naquela cidade e como isso produziu mudanças positivas na vida daqueles que creram na palavra de Deus. Os que chegaram a se converter ao cristianismo entenderam de que a mensagem pregada pelos missionários não era uma comunicação meramente humana, mas sim, como sendo Deus falando com eles.

SEGUNDO É NA VERDADE, COMO PALAVRA DE DEUS. Cristo se manifestou como sendo o Messias de Deus e enviado do Senhor para transmitir à mensagem das boas novas de salvação a humanidade, e ele cumpriu com sucesso seu ministério de pregação. Porem, com a morte de Jesus de Nazaré, e sua ascensão para se assentar a Destra de Deus, ele escolheu e chamou a Paulo como seu mensageiro ao mundo gentílico. Portanto, a mensagem pregada pelo apóstolo era a mensagem de Deus.

A QUAL TAMBÉM OPERA EM VÓS. Primeiro, essa palavra da parte de Deus operou na vida de Paulo, quando ele se converteu ao verdadeiro cristianismo. Da mesma forma, esta mesma mensagem ou palavra de Deus estava operando na vida dos que nasceram de nova na cidade de Tessalônica, porque eles receberam de bom grado o evangelho da libertação.

OS QUE CRESTES. Estes representavam todos àqueles que foram transformados em uma nova criatura, porque se converteram ao cristianismo pelo poder impactante das boas novas de Cristo. Eram todos os seguidores da nova religião anunciada pelo evangelho, como fazendo parte da nova dispensação da graça de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...