quarta-feira, 26 de agosto de 2015

1 Tessalonicenses 1:4-5

1 Tessalonicenses 1:4-5 - Sabendo, amados irmãos, que a vossa eleição é de Deus. Porque o nosso evangelho não foi a vós somente em palavras, mas também em poder, e no Espírito Santo, e em muita certeza, como bem sabeis quais fomos entre vós, por amor de vós.
SABENDO, AMADOS IRMÃOS. O apóstolo apela para as convicções dos corações dos cristãos que estavam em Tessalônica e para a certeza que habitava sobre suas mentes de que eles pertenciam a Deus. E demonstra o seu carinho e afeto pelos seus filhos e filhas na fé naquela cidade os chamando de amados. Ele tinha realmente um amor especial pelos convertidos ao cristianismo, é tanto que ele os trata como pedras preciosas de sua coroa. E quando os classificam de irmãos, isso fala de sua humildade em se colocar em par de igualdade com todos, apesar de ser o grande apóstolo.

QUE A VOSSA ELEIÇÃO É DE DEUS. Cristo mesmo declarou sobre esta escolha. João 15:16 – Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi e vos nomeei. Salmos 100:3 – Sabei que o Senhor é Deus, foi ele quem nos fez povo seu e ovelhas do seu pasto. Romanos 8:29-30 - Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.

PORQUE O NOSSO EVANGELHO. Quando Paulo escreve sobre “o nosso evangelho”, ele se refere ao evangelho por ele anunciado e pregado. Porque na verdade o evangelho é de Deus e sobre Cristo e a nova aliança da graça. O apóstolo como missionário do cristianismo tinha como missão levar as boas novas do evangelho no mundo transcultural, além das fronteiras de Israel. Em que sua mensagem principal era apresentar Jesus de Nazaré, como sendo o Messias enviado de Deus para executar a nova aliança de Deus com a humanidade, a nova dispensação da graça.

NÃO FOI A VÓS SOMENTE EM PALAVRAS. Verdade é que o evangelho foi pregado ostensivamente pelo apóstolo de Cristo na cidade de Tessalônica. Paulo tendo chegado naquela cidade procurou de todas as formas, principalmente por meio da pregação anunciar as boas novas sobre o Cristo de Deus, demonstrado para os gentios de que a nova aliança de Deus não era nacionalista, como foi na primeira com Israel, mas sim, com todas as nações do mundo e com qualquer pessoa. Mas não foi somente em palavra, mas em poder e no Espírito Santo.

MAS TAMBÉM EM PODER E NO ESPÍRITO SANTO, E EM MUITA CERTEZA. O apóstolo conciliava suas mensagens sobre o evangelho com demonstração de poder da parte de Deus e de Cristo, mediante as operações do Espírito santo. É o que podemos chamar de teoria posta em prática. Não somente palavras, mas obras e atos juntos. Coisa que esta faltando nos dias de hoje. Só palavras, mas pouca manifestação de poder.

COMO BEM SABEIS QUAIS FOMOS ENTRE VÓS, POR AMOR DE VÓS. Paulo convoca o próprio testemunho de todos que faziam parte da igreja em Tessalônica para o que ele acabara de escrever. Certamente refrescando a memória de todos eles sobre o que aconteceu quanto esteve presente entre eles, e o que Deus fez por amor deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...