terça-feira, 25 de agosto de 2015

2 Timóteo 4:18

2 Timóteo 4:18 - E o Senhor me livrará de toda a má obra, e guardar-me-á para o seu reino celestial; a quem seja glória para todo o sempre. Amém.
E O SENHOR. Em toda a extensão do Novo Testamento nós encontramos provas cabais e incontestáveis do Senhorio de Cristo Jesus, ele que é Rei dos reis e Senhor dos senhores. E um dos textos que nos declara mais transparentemente como Jesus se tornou Senhor de tudo e de todos é: Filipenses 2:9-11 - Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome. Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra. E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.

ME LIVRARÁ. Sendo Cristo Jesus o dominador universal, conforme Daniel 7:14 - E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído. Ele tem poder para dar livramento a todos àqueles que lhe servem fielmente, porque todo poder lhe foi dado no céu e na terra. É o que aprendemos em Mateus 28:18 - E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. É Cristo Jesus, nosso Senhor, quem guarda e protege seus seguidores.

DE TODA MÁ OBRA. Certamente o escritor se refere às perseguições que os judaizantes lhe empregavam todos os dias de sua vida, porque o apóstolo pregava por todas as partes que aquele Jesus de Nazaré, que foi rejeitado pelos judeus era o Messias prometido nas Escrituras por Deus Pai. Como também o autor escreve sobre as tribulações causadas pelas autoridades romanas, que a todo o momento estavam no seu encalce, tentando lhe pegar em falhas, conforme as leis romanas e judaicas.

E GUARDAR-ME-Á. Neste mesmo tempo em que Paulo escreve esta bela carta pastoral ao seu filho na fé Timóteo, se acirravam as perseguições contra a igreja de Cristo, principalmente contra as lideranças cristãs, com destaque contra o apóstolo Paulo, que se tornou o grande apóstolo dos gentios em todo o mundo. Muitos já haviam negado a sua fé em Cristo, por conta das pressões, porem Paulo desejava permanecer até o fim, defendendo a causa de Cristo, mesmo correndo o risco de Morte.

PARA O SEU REINO CELESTIAL. A esperança irrefutável do apóstolo é de que o Senhor Jesus lhe guarde até o final de sua jornada sem que ele tenha que negar a sua fé no poderoso nome do Filho de Deus, haja visto que, até o momento o autor já passou por muitas lutas e perseguições pelo nome de Cristo e por pregar as boas novas do evangelho da graça de Deus. O escritor está se referindo a salvação da sua alma, que é a mesma coisa de vida eterna, conforme as páginas do Novo Testamento.

A QUEM SEJA GLÓRIA. Aquilo que se pode ser dito sobre Deus Pai no evangelho das boas novas, também deve ser atribuído a Cristo Jesus, o Filho de Deus. Conforme as Escrituras do Velho Testamento e os ditames do judaísmo monoteístas tradicional, não se podia render a glória devida ao Messias de Deus, como é feito no evangelho.

PARA TODO O SEMPRE. AMÉM. No entanto, como Jesus de Nazaré, o Cristo de Deus é o único Mediador entre Deus e os homens, porque ele foi exaltado soberanamente por Deus Pai, acima de qualquer outro. A ele sejam dadas glória, louvor e ações de graças, hoje e para todo o sempre. Isso pode ser visto também em Apocalipse 5:12.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...