segunda-feira, 31 de agosto de 2015

1 Tessalonicenses 2:14

1 Tessalonicenses 2:14 - Porque vós, irmãos, haveis sido feitos imitadores das igrejas de Deus que na Judéia estão em Jesus Cristo; porquanto também padecestes de vossos próprios concidadãos o mesmo que os judeus lhes fizeram a eles.
PORQUE VÓS, IRMÃOS. Como o escritor conhecia bem os seus leitores, mais uma vez se dirige diretamente a eles para lhes falar sobre seus problemas, que eles estavam enfrentando naquele momento. O fato de o apóstolo chamar os seguidores de Cristo de Tessalônica de irmãos segue uma tradição antiga do cristianismo. Já no judaísmo era uma tradição, porque os judeus se consideravam irmãos por meio dos patriarcas. No cristianismo, é que todos os convertidos em Cristo se consideravam irmãos, conforme o que está escrito em (João 1:12) e filhos de um mesmo Pai que é Deus.

HAVEIS SIDO FEITO IMITADORES. Nos dias de hoje é mais difícil se ter unanimidade de liturgia e igualdade de costumes entre todas as igrejas espalhadas em todo o mundo, porque é grande a quantidade de denominações com suas disparidades habituais. Porem, na época da igreja primitiva se podia ter um controle, no sentido de todas as comunidades cristãs serem imitadoras uma das outras, até porque o número de igrejas eram muito menores do que nos dias de hoje e daqui para frente.

DAS IGREJAS DE DEUS. Essa expressão usada pelo autor não está se referindo a várias denominações com suas ramificações locais, até porque neste tempo, em que esta carta foi escrita, as igrejas ou comunidades cristãs eram uma só. Há quem diga que as igrejas fundadas por Paulo eram diferentes das igrejas fundadas pelos demais apóstolos originais do Senhor Jesus, porem, se o eram em termos de doutrinas, não o eram em termos de sofrimentos e perseguições que tiveram de enfrentar por Cristo.

QUE NA JUDEIA ESTÃO EM CRISTO JESUS. Quem conhece bem a mensagem do Novo Testamento sabe que o ministério de Paulo tinha um direcionamento diferente dos demais apóstolos de Cristo. Isso porque o apóstolo Paulo foi chamado e enviado a fundar igrejas no mundo gentílico, enquanto que a maioria dos apóstolos concentraram suas atividades em Israel e na Palestina. Agora, tantos as igrejas fundadas por Paulo, quanto às fundadas pelo grupo dos doze eram igrejas de Deus.

PORQUANTO TAMBÉM PADECESTES. No tempo da igreja primitiva, alguém se converter ao cristianismo era sinônimo de problemas, porque assim como perseguiram, prenderam e mataram o fundador do cristianismo, Cristo Jesus, não era diferente com os seus seguidores. De forma que os Tessalonicenses que aceitaram a nova religião, o cristianismo, estavam tendo que enfrentar dificuldades naquela época.

DE VOSSOS PRÓPRIOS CONCIDADÃOS. Os judeus foram carrascos contra Jesus Cristo e contra os que deixavam o judaísmo pelo cristianismo. Da mesma forma, os cidadãos Tessalonicenses que deixavam suas antigas religiões pelo cristianismo passavam a serem perseguidos, tinham seus bens confiscados e eram presos e até mortos. As perseguições contra a igreja de Cristo se tornara generalizada por todas as partes.

O MESMO QUE OS JUDEUS FIZERAM A ELES. Desde a época de João Batista e do próprio Senhor Jesus, que os seguidores do judaísmo se levantaram contra tudo e contra todos que tentassem defender a nova dispensação da graça implantada pelo Messias de Deus. Até que culminou na destruição de Jerusalém no ano setenta, onde o foco principal era tentar acabar de uma vez por todas a igreja matriz em Israel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...