segunda-feira, 31 de agosto de 2015

1 Tessalonicenses 2:9

1 Tessalonicenses 2:9 - Porque bem vos lembrais, irmãos, do nosso trabalho e fadiga; pois, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós, vos pregamos o evangelho de Deus.
PORQUE BEM VOS LEMBRAIS, IRMÃOS. O que o apóstolo esta relatando aos seus leitores não era algo de invenção própria nem fazia parte de um conteúdo vazio, porque ele chama a memória dos seguidores de Cristo naquela cidade, sobre algo que eles bem sabiam do que tinha ocorrido. O fato do autor chamar os seus leitores de irmãos, primeiro demonstra a sua simplicidade e humildade, porque apesar de ser “o grande apóstolo dos gentios” ele agia com modéstia, e depois era um costume entre os cristãos chamarem uns aos outros de irmãos, por serem todos filhos de Deus.

DO NOSSO TRABALHO E FADIGA. Certamente o apóstolo se refere as suas inúmeras e incansáveis atividades em prol do reino de Cristo na cidade de Tessalônica, juntamente com seus companheiros de ministério. Como esse missionário estava dando início aos seus labores em prol do evangelho das boas novas, ele se esforçava o máximo para pregar a palavra sobre Cristo a todos àqueles que estavam disponíveis a ouvi-lo, além de cuidar dos já convertidos pelo poder do evangelho, e administrar a igreja também.

POIS TRABALHAMOS. A recorrência da palavra “trabalho”, neste ponto, não é a mesma coisa que no caso anterior, porque neste caso, se trata dos trabalhos manuais ou profissionais que Paulo executava para seu próprio sustento e do seu ministério. Na frase anterior ele se refere às atividades evangelísticas em divulgar o evangelho de Cristo para aqueles que ainda não conheciam o Messias de Deus, e Cristo, Salvador, bem como suas atividades em prol da igreja já fundada por ele em Tessalônica.

NOITE E DIA. O apóstolo Paulo, como também aqueles que trabalhavam com ele nas missões transculturais, assim como no cuidado das igrejas, não aceitavam ser sustentados pelas igrejas nem por ninguém. Para tanto, eles trabalhavam em suas próprias profissões para não dependerem nem da igreja, nem de quem quer que seja. No caso de Paulo, ele trabalhava dia e noite na fabricação de tenda para ganhar o seu pão de cada dia, e sustentar seu ministério. E isso ele ensinava aos seus companheiros.

PARA NÃO SERMOS PESADOS. Observa-se que essa regra não era aplicada somente a vida e ministério do apóstolo Paulo, mais sim, a todos aqueles que estivessem ligados ao seu ministério também, que eram seus auxiliares diretos, bem como a todos os ministros que eram consagrados e ordenados por ele. Ao que tudo indica, isso não era seguido pelo ministério ligado a igreja de Jerusalém, que de princípio, estava mesclada com elementos bastante comuns ao judaísmo, eram os Cristãos legalistas, ortodoxos.

A NENHUM DE VÓS. Nem aos cristãos de Tessalônica e nem a nenhum de qualquer cidade aonde havia igrejas fundadas pelo apóstolo Paulo e seus companheiros de ministério. O apóstolo era intransigente quanto a ser sustentado pelas as igrejas ou por qualquer irmão que fizesse parte do corpo de Cristo, e não aceitava ajuda financeira de ninguém, nem da igreja e nem de quem quer que seja.

VOS PREGAMOS O EVANGELHO DE DEUS. Que o testemunho de Paulo e de seus companheiros de ministério sirva de exemplo para aqueles que pregam a palavra de Deus. O apóstolo pregava o evangelho do reino de Deus por amor e não por dinheiro nem recompensas financeiras. Diferente daqueles que hoje fazem do ministério uma profissão para explorarem o povo de Deus com o comercio da fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...